publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
 
Resultado da busca pelo arquivo de "03/2021":
26.Mar.2021 | 23:43
 
Ciclista é atropelado por moto e morre em Ituaçu
 

Foto: Arquivo L12 Sudoeste.
 

O ciclista Luís Antônio dos Santos, de 58 anos, morreu na noite desta sexta-feira (26) após ser atropelado por uma moto em um trecho da BA-142. O acidente aconteceu por volta das 21h. Luís  pedalava na bicicleta quando foi atropelado, sendo socorrido para o Hospital daquela cidade e em seguida a vitima veio a óbito. A guarnição da Polícia Militar realizou todos os procedimentos d epresevação do local, até a chegada do DPT de Brumado.


 
 
(0) comentário(s)
26.Mar.2021 | 10:33
 
Rio do Pires: Técnica de enfermagem Danila assume erro e pede desculpas
 

 
A técnica de enfermagem que pertencia ao quadro de servidores da secretaria de saúde do município de Rio do Pires, Bahia, que é suspeita de ter aplicado de ter injetado uma seringa no braço de uma idosa sem aplicar o líquido imunizante contra a COVID-19, durante programa de vacinação, gravou um vídeo pedindo desculpas à população. 
 
A profissonal, que foi demitida pela prefeitura da cidade após repercussão do caso, destacou: “Errei no momento que fui administrar a vacina em dona Aparecida, lá na comunidade de Contagem. Não sei, gente, o que aconteceu no momento. Até agora não consigo entender. Não está sendo fácil para mim o que estou passando. Estou sendo julgada, estou sendo crucificada. Não foi um golpe. Jamais eu faria isso com ninguém", falou Danila no vídeo.

Danila pediu desculpas à família da idosa e disse que é a primeira vez que um caso do tipo ocorre com ela.

"Venho há sete anos trabalhado nessa comunidade, e nunca ocorreu um erro desse. Mas infelizmente, ontem foi meu dia. O dia que aconteceu. Eu venho aqui pedir desculpas à família de dona Aparecida. Estou muito triste, estou com o coração angustiado com tudo isso que está ocorrendo, só que não poderia deixar de me pronunciar”, finalizou Danila.
 
O Governador da Bahia, Rui Costa, se mostrou indignado com o episódio e pediu ao Ministério Público apuração rogorosa do caso. "Isso é um crime! Uma senhora que sai dali alegre, feliz, pensando que está vacinada, acha que pode se expor um pouco mais e corre o risco de pegar o vírus e morrer. Onde nós vamos parar? É muita crueldade, muita desnumanidade. A justiça tem que falar mais alto. A impunidade é o que estimula esse tipo de atitude, nosso país precisa punir com rigor esse tipo de atitude", disse Rui. Assista ao vídeo.
 
 

 
 
(1) comentário(s)
25.Mar.2021 | 14:07
 
Técnica de enfermagem é afastada pela Prefeitura de Rio do Pires após denúncia de falsa vacinação
 

 

Do L12 Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Rio do Pires, que fica a 130 km de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, afastou nesta quarta-feira (24) uma técnica de enfermagem, que teria deixado de aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma idosa em um posto de vacinação. Um vídeo do momento em que a idosa é atendida pela profissional de saúde, identificada como Danila, foi divulgado nas redes sociais. Segundo informações de pessoas ligadas à família da paciente, no momento da vacinação o conteúdo líquido não é injetado como deveria ser. A suspeita é de que a técnica em enfermagem não teria injetado a dose do imunizante. Conforme informações apuradas pelo L12 Sudoeste, quando o prefeito da cidade soube do problema, determinou afastamento da acusada e prometeu abrir procedimento diciplinar contra ela. Além de indisciplina administrativa, caso seja comprovado o teor da denúncia, também é caso de apuração criminal, mas ainda não há informação se o caso também já está sendo apurado criminalmente pela Delegacia da Cidade. A paciente terá a vacina reaplicada, para garantir a imunização. As autoridades de saúde orientam que em caso de dúvidas, as famílias devem solicitar esclarecimento aos profissionais imediatamente. A acusada deve ser indiciada por peculato e crime contra a saúde pública. 

 

 
 
(0) comentário(s)
25.Mar.2021 | 07:07
 
Governo da Bahia prorroga toque de recolher até 5 de abril
 

 

O Governo da Bahia decidiu prorrogar o toque de recolher vigente em todo o território estadual até o dia 5 de abril. Antes, a medida era válida até a próxima quinta-feira (1º). Com isso, até o feriado de Semana Santa, a locomoção das 18h às 5h permanece liberada apenas para quem executa atividades essenciais. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), com a especificação de que está proibida a permanência e o trânsito a qualquer indivíduo em vias, equipamentos, locais e praças públicas no horário estabelecido. Além disso, também fica vedada, em todo o estado, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 5 de abril. Serão permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. No mais, continua proibida a realização de eventos e atividades, em todo o estado, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até a mesma data.


 
 
(0) comentário(s)
25.Mar.2021 | 06:58
 
Governo restringe comercialização de bebida alcoólica em Livramento, Guanambi e Brumado
 

 
O Governo do Estado e prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 23 de março até as 5h de 05 de abril. Na região de Brumado, a medida terá validade de 23 de março até as 5h de 26 de março. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados. As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus nas regiões. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Fonte: Secom

 
 
(0) comentário(s)
21.Mar.2021 | 21:57
 
Livramento: Carro capota em estrada de terra na sede do município
 

 

Um carro capotou em uma estrada de terra que dá acesso à comunidade da Matinha em Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações da polícia militar, o motorista de um automóvel Gol, de cor preta, perdeu o controle do veículo por volta das 6h deste domingo, vindo à capotar. Apesar do susto não houve feridos. O próprio motorista acionou a polícia para fazer o boletim de ocorrência.

 


 
 
(0) comentário(s)
18.Mar.2021 | 22:18
 
Prefeito de Vitória da Conquista, Hezem Gusmão, morre vítima de covid-19
 

Foto: Reprodução.
 

Foram quase quatro meses de luta contra o coronavírus, mas o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, não resistiu às complicações geradas pela doença e faleceu nesta quinta-feira (18). Com 72 anos, Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Pouco mais de uma semana depois, foi internado no Hospital Samur, em Conquista, com complicações pulmonares causadas pela doença, e posteriormente transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O prefeito de Conquista tinha apresentado melhora no quadro clínico durante a última semana, chegando inclusive a deixar o leito de Terapia Intensiva. No sábado (6), ele retornou. As notícias depois disso foram de sucessivas pioras no quadro clínico. Na ocasião, Herzem afirmou em um áudio que a "equipe médica achou por bem que eu voltasse pra UTI. Eu estou ainda necessitando de mais oxigênio. Então, eu voltei para usar o cateter de alto fluxo”.


 
 
(0) comentário(s)
18.Mar.2021 | 17:13
 
Major Olimpio, líder do PSL no Senado, morre vítima da Covid-19
 

Foto: Reprodução.
 

O senador Sérgio Olimpio Gomes, conhecido como Major Olimpio (PSL-SP), morreu nesta quinta-feira (18) devido a consequências da Covid-19, aos 58 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais do parlamentar. "Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz a mensagem divulgada no Twitter do senador. Diagnosticado com o vírus no dia 2 de março, o líder do PSL no Senado foi intubado duas vezes, uma no dia 6 de março, da qual se recuperou e foi extubado no dia 9, e a segunda no dia 10.  A infecção pelo novo coronavírus pode ter acontecido em uma visita ao Congresso Nacional com o objetivo de pedir verbas para emendas parlamentares. O senador estava internado no Hospital São Camilo, em São Paulo. Caso aceite assumir o posto, o sucessor de Olimpio será Alexandre Luiz Giordano. O segundo suplente, que passa a ser o primeiro a partir de agora, é o ministro da Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro, o ex-astronauta Marcos Pontes. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giordano tem 48 anos, se identificou como empresário e se elegeu filiado, assim como Olimpio, ao Partido Social Liberal (PSL), legenda a que pertencia o presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido.


 
 
(0) comentário(s)
18.Mar.2021 | 15:53
 
Taxa alta de ocupação nos leitos de UTI Covid na Unacon de Caetité é preocupante
 

Foto: Reprodução.
 

A taxa de ocupação dos novos leitos para tratamento da Covid-19, criados no Hospital Oncológico de Caetité (Unacon) e no Hospital Geral de Guanambi (HGG), vem crescendo dia após dia desde a inauguração no fim da semana. Em Caetité já está em funcionamento dos 20 leitos clínicos e os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já são onze pacientes nos leitos clínicos (55%) e seis pacientes na UTI (60%). Já no HGG, 4 dos 8 leitos clínicos estão ocupados (50%) e todos os quatro leitos de UTI estão com pacientes (100%). A unidade de saúde deve abrir mais 10 leitos clínicos e mais 6 leitos de UTI nos próximos dias. (Fonte: Agência Sertão).


 
 
(0) comentário(s)
18.Mar.2021 | 15:37
 
Ibitira: Homem de 44 anos morre afogado em Lagoa
 

 

Um homem de 44 anos morreu afogado em uma lagoa conhecida por "Lagoa dos Macacos", no distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. Conforme informações, a vítima identificada por Valdivino de Jesus Correia teria mergulhado no lago, quando se afogou. Uma equipe da polícia militar de Ibitira foi acionada, quando chegou no local constatatou a veracidade dos fatos. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para fazer a remoção do corpo, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, cidade que fica a cerca de 50 quilômetros de Ibitira.


 
 
(0) comentário(s)
18.Mar.2021 | 15:21
 
Governador da Bahia admite colapso na Saúde: até 72 horas na fila por leito
 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), em foto compartilhada nas redes sociais.
 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse hoje que o sistema de saúde do estado entrou em colapso devido ao número crescente de pacientes com covid-19 à procura de vagas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). "É um colapso. Todas as vezes que você tem um número de pacientes grande na fila, esperando... Na medida que você não consegue regular um paciente que precise de UTI em menos de 24 horas, isso já é um sinal de colapso do sistema. A gente leva 42 horas, 72 horas para colocar na UTI quem está precisando, o sistema está em colapso", afirmou ele, em entrevista à TV Bahia, afiliada da Globo. O governo da Bahia anunciou ontem a abertura de 102 novos leitos —sendo 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)— para tratar pacientes com covid-19 e, assim, tentar reduzir a pressão sobre o sistema público de saúde. Desse total, 46 leitos foram abertos na capital Salvador e 50 distribuídos entre os municípios de Feira de Santana, Caetité, Guanambi e Alagoinhas.


 
 
(0) comentário(s)
15.Mar.2021 | 16:48
 
UPA-24h de Livramento atinge 100% de ocupação em leitos SUS para Covid-19
 

Foto: Reprodução.
 

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora informou que os leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na UPA-24h chegaram a 100% de ocupação nesta segunda-feira (15). Segundo a administração municipal, todos os leitos clínicos do SUS (município não conta com nenhum leito de UTI) estão sendo utilizados na cidade. No comunicado divulgado nas redes sociais, a prefeitura não informou o quantitativo de leitos. Consta nos dados 92 pacientes em tratamento residentes, mas não consta quantos estão internados na UPA. Foram 4 óbitos somente neste final de semana em Livramento. A prefeitura deixou claro que o município está à beira do colápso do sistema de saúde e pediu aumento das medidas protetivas por parte da população.


 
 
(0) comentário(s)
14.Mar.2021 | 18:48
 
Brumado: 15 pessoas são detidas após bares da zona rural e sede desrespeitarem decreto e abrir neste domingo
 

Foto: L12 Sudoeste.
 

Do L12 Sudoeste

Um dono de bar localizado na comunidade de Riachão, próximo da Lagoa Funda, em Brumado, fugiu após a chegada das guarnições da 34ª CIPM. Cerca de 15 pessoas ficaram no local consumindo bebidas alcocólicas e foram detidas pelas guarnições na noite deste domingo (14), por volta das 18h e foram conduzidas à Delegacia da cidade.

O bar foi denunciado por populares em plena atividade, repleto de pessoas, desobedecendo decreto Estadual. Outros bares e restaurantes em Brumado também foram denunciados pela população neste domingo, desrespeitando às medidas restritivas contra a Covid-19, propostas pelas autoridades municipais e estaduais, isso sem contar com churrascos privados regados à muita cerveja. 

As localidades onde estariam havendo ocorrências de bares em atividade foram: Lagoa Funda, Riachão, Campo Seco, Furados dos Veados, Umburanas, Apertado do Morro, Malhada Branca, Rua Ceará e Bairro Dr. Jurací.

O drecreto estadual determina que à partir das 17h de sexta-feira até as 5h da segunda-feira, ficam suspensas todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia. Enqunato isso a a cidade vive a pior crise na área da saúde de sua história em razão da pandemia, pelo menos 83 pessoas já morream de Coronavírus, e a cidade já não tem mais ocupações disponíveis nos leitos da UTI. 

A polícia militar vem realizando o trabalho de fiscalização e os donos de bares flagrados estão sendo conduzidos por desobediência para a Delegacia. 

Caso a postura de desobediência por parte da população e donos de bares não ser revertida, a tendência é a ampliação dessa grande tragédia. Durante o trabalho as guarnições apreenderam bebidas alcoólicas e até uma espingarda. Todo o material e as pessoas detidas foram apresentados e responderão judicialmente por desobediência, dentre outros crimes contra a saúde pública.

 

Foto: L12 Sudoeste.
 

 
 
(0) comentário(s)
14.Mar.2021 | 04:28
 
Homem é morto esfaqueado em Livramento de Nossa Senhora
 

Foto: Reprodução.
 

Um homem de 31 anos foi morto a golpes de faca num local conhecido como Baixa da Égua, no Bairro Recreio em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Conforme infomações obtidas pela redação do L12 Sudoeste, a vítima foi identificada por Marcos Lima Almeida, que morava na comunidade de Várzea Funda, em Dom Basílio. Informações deram conta de que uma equipe de Socorro foi acionada para atender uma vítima de arma branca no local, o qual estaria em um veículo Gol de cor vermelha. A polícia militar foi acionada para iniciar diligências na tentativa de preservar o local do crime até a chegada do DPT de Brumado. Ainda não se sabe a motivação do crime, nem foi divulgado quem seria o autor do possível homicídio. Segundo nota da PM, o suspeito é um menor de idade, que fugiu do local.


 
 
(0) comentário(s)
13.Mar.2021 | 09:40
 
Como consumir Ovo de Páscoa sem fugir da dieta
 

Foto: Reprodução.
 

Falar de Páscoa e não lembrar dos saborosos ovos de chocolate é quase impossível! Mas é preciso ficar em alerta! Pois o consumo excessivo de chocolate pode estragar os planos de quem está brigando com a balança para manter o peso. A nutricionista Lilia Monteiro explica que, além da grande quantidade de gordura presente em alguns tipos de chocolate, o grande vilão da dieta é o excesso de açúcar contido nesses produtos. Ela diz que o melhor tipo de chocolate é o amargo, que tem maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. “Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios para a saúde, como a diminuição do risco de doenças cardiovasculares”, complementa. Lília afirma que os chocolates possuem uma substância chamada flavonoide, que promove o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e é encontrada em quantidade maior naqueles com índice de cacau acima de 60%. Outro benefício do chocolate, segundo a nutricionista, é fornecer a sensação de bem estar, pois ajuda na liberação do hormônio serotonina. Por isso, a recomendação da especialista é evitar o consumo dos chocolates brancos e ao leite, porque têm maior quantidade de gordura. Mas, se esse for o seu preferido, a dica é consumir em pouca quantidade. O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse 25 gramas, o que equivale a uma barra pequena ou dois bombons. Para quem não quer perder a forma, a Lilia Monteiro destaca que o ideal é ingerir o chocolate depois das refeições que incluam salada, porque a fibra dos legumes diminui a absorção do açúcar e da gordura. Outra dica é fracionar o ovo de Páscoa e consumir ao longo dos dias. Para quem ignorou as orientações e se excedeu no consumo de chocolate, a dica da nutricionista é compensar após o feriado, bebendo muita água, ingerindo frutas e legumes e evitando doces e frituras. Os sucos detox e a intensificação dos exercícios físicos também devem fazer parte da rotina de quem quer perder o peso adquirido durante o período.


 
 
(0) comentário(s)
 
 
comentários
 
Brumado: Ossada humana encontrada ontem deverá seguir para Salvador para tentativa de identificação
Familia
Minha tia MARIA JOAQUINA MARQUES está desaparecida há quase 1 ano nessa região. Até hoje não temos qualquer...
 
Áudio acusa prefeito de Livramento de ser dono de máquinas que prestam serviço na prefeitura; denúncia chegará ao MP
Lauz Caetano
Se investigar mesmo, se houver lei e houver Ministério Público para apurar se isso realmente procede,...
 
Rio do Pires: Técnica de enfermagem Danila assume erro e pede desculpas
Izail Arnaldo De Castro
Prá uma maldade desta não existe perdão! Se perdoada ela continuará fazendo maldades com outras pessoas!
 
Brasil registra novo recorde diário de mortes por covid: 2.286
José Sinval
Boa tarde. Pois é. Enquanto isso, o presidente manda o povo irem para as ruas. Até hoje eu não...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2021. Todos os direitos reservados.
 sai@l12.com.br