publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
 
Resultado da busca pelo arquivo de "08/2020":
13.Ago.2020 | 21:23
 
DESEMBARGADOR PRESIDENTE PARTICIPA DE LIVE DA AMAB EM HOMENAGEM AO DIA DO MAGISTRADO; ASSISTA
 

 

Celebrando o Dia do Magistrado, comemorado nessa terça-feira (11), a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) promoveu um bate-papo virtual, reunindo Desembargadores e Juízes baianos. Na oportunidade, o Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Lourival Trindade, a Presidente da Amab, Juíza Nartir Weber, e os Juízes Alberto Raimundo Gomes e Luís Henrique Araújo, 1º e 2º Vice-Presidentes da Amab, respectivamente, deixaram as suas mensagens aos colegas. Em seu pronunciamento, o Desembargador Presidente abordou o contexto histórico do surgimento dos cursos de Direito no Brasil. Vale lembrar que o Dia do Magistrado e também o Dia do Advogado, celebrado no mesmo dia, fazem referência à fundação dos primeiros cursos de Direito no Brasil, em Olinda e São Paulo, no dia 11 de agosto de 1827. Encerrando sua participação, o Desembargador Lourival falou sobre o momento vivenciado, relacionado à pandemia do novo coronavírus, deixando a sua mensagem de esperança, com versos de Cecília Meireles.

 

 
 
(0) comentário(s)
13.Ago.2020 | 21:04
 
Presidente da AL-BA promulga lei que reduz mensalidades na rede particular de ensino
 

Foto: L12 Sudoeste.
 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal, promulgou seis leis aprovadas pelo plenário virtual da Assembleia Legislativa, entre elas a que reduz em até 30% as mensalidades na rede particular de ensino no estado, estendida ao ensino superior, de autoria do deputado Alan Sanches (DEM). A informação foi divulgada no Diário Oficial desta quinta-feira (13). A promulgação pelo presidente do Legislativo ocorreu após o governador Rui Costa optar pela sanção tácita e não exercer o direito de veto (total ou parcial) das proposições até o final do prazo constitucional de 15 dias, contados a partir da data em que foram remetidas ao para a sanção. As leis, de autoria de parlamentares, foram votadas através do Sistema de Deliberação Remota. O presidente Nelson Leal destaca o empenho dos parlamentares e afirma que “o Legislativo nunca atuou com tanta agilidade, oferecendo as respostas ansiadas por todos num momento difícil”. Também foram convertidos em leis projetos dos deputados Jacó (PT) sobre agricultura familiar e da deputada Ivana Bastos (PSD), que obriga condomínios a informar casos de violência contra mulheres, crianças e idosos. Já o petista Zé Raimundo é autor da lei que disciplina as denominações de instituições e bens estaduais, proibindo, por exemplo, o uso de nomes de pessoas vivas; já o deputado Alex da Piatã (PSD) criou o selo “Made In Bahia” para tudo produzido ou fabricado no estado; finalmente, o deputado Capitão Alden (PSL) é autor da lei que instituiu o Dia de Conscientização, Combate à Intolerância e à Vitimização Policial no estado da Bahia. (BN).


 
 
(0) comentário(s)
13.Ago.2020 | 20:27
 
Governo Federal entrega veículos à Conselhos Tutelares de Jussiape e mais 16 cidades da Bahia
 

 

"A nossa prioridade é ver todos unidos em um grande pacto pela infância e adolescência. As ações de hoje são um exemplo do nosso compromisso em fazer a diferença neste país". Com essas palavras, a ministra Damares Alves participou da entrega de automóveis para conselhos tutelares de 17 municípios baianos. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (13), em Feira de Santana (BA). Na ocasião, foram contemplados os conselhos de Acajutiba, Buritirama, Cotegipe, Dário Meira, Elísio Medrado, Formosa do Rio Preto, Ibirataia, Itiúba, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Nova Fátima, Novo Horizonte, Olindina, São Desidério, São Félix do Coribe, Wanderley e Piraí do Norte. Presente na cerimônia, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, ressaltou que a iniciativa proporciona condições dignas para os conselheiros trabalharem e tem o objetivo de garantir a proteção, defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. "A população tem no conselho tutelar de seu município um aliado na defesa e na promoção desses direitos. Qualquer denúncia, qualquer suspeita de violência contra a crianças e adolescentes, acione imediatamente o conselheiro tutelar, que ele vai tomar as providências cabíveis", disse Cunha. Os veículos, entregues pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Cláudio Cajado, Cacá Leão, Arthur Oliveira e Márcio Marinho.

Equipagem

Os automóveis integram um conjunto de equipamentos destinados pelo MMFDH para conselhos tutelares. Além dos veículos, o kit inclui computadores, refrigerador, bebedouro, smart tv, ar-condicionado portátil, cadeirinha para automóvel e impressora.

Números

O estado da Bahia possui 441 conselhos tutelares. Desses, 231 já receberam kits do MMFDH anteriormente. Para a captação de recursos para entregar os itens, o ministério faz um trabalho de articulação por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (SNDCA) e Assessoria Parlamentar, com ações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Covid-19

Durante a pandemia do novo coronavírus, já haviam sido entregues 79 veículos para conselhos tutelares pelo país: em Alagoas (3), Bahia (27), Ceará (1), Espírito Santo (1), Goiás (13), Maranhão (12), Minas Gerais (3), Paraíba (10) Pernambuco (2), Paraná (2) e Rio Grande do Sul (5). No decorrer da semana, a previsão será liberar mais automóveis por todo o território nacional.


 
 
(0) comentário(s)
13.Ago.2020 | 19:44
 
Brumado registra 7ª morte de paciente com coronavírus; homem tinha 71 anos
 

 

Foi confirmada na tarde desta quinta-feira  (13), pela Secretaria da Saúde de Brumado, a sétima morte de paciente no município em decorrência do coronavírus. O paciente era um idoso de 71 anos, obeso, hipertenso, e apresentou febre e tosse desde o dia 06 de agosto. De acordo informações, o paciente havia dado entrada na unidade de referência a Covid-19 em Brumado por volta das 21h30 de quarta-feira (12), com sintomas de desconforto respiratório e foi entubado. Logo depois apresentou parada cardíaca, sendo revertida, mas teve uma segunda parada cardíaca e após 40 mim de reanimação foi constatado o óbito pela equipe.


 
 
(0) comentário(s)
11.Ago.2020 | 15:51
 
Livramento: construtor tem sua conta no WhatsApp clonada
 

Foto: Reprodução.
 

O empresário Roberto Rochael Alcântara, conhecido como Rob, um dos sócios da Alcântara Empreendimentos Imobiliários   foi vítima de um golpe que em sido cada vez mais comum no país.  Em um dos seus post no instagram o Rob explicou  que os bandidos se passaram por pesquisadores estatísticos da covid 19 e lhe enviaram um código de 6 dígitos e o pediram para confirmar os números. Com esse código em mãos,  assumiram a conta e se  passando pelo empresário  começaram a pedir que pessoas aleatórias na lista de contatos fizessem transferências de valores para contas bancárias no estado de São Paulo. Algumas dessas conversas encontram printadas nas redes sociais. O ocorrido serve como alerta já que essa prática vem sendo cada  mais comum, não forneça dados, muito menos confirme números enviados por sms. Rochael se encontra passando uma temporada na casa de praia da família no Litoral Norte de Salvador e por conta do ocorrido encontra-se incomunicável. 


 
 
(1) comentário(s)
11.Ago.2020 | 15:29
 
PM conduz quatro suspeitas de tráfico de drogas no Bairro Taquari
 

Foto: Reprodução.
 

Três homens e um menor foram conduzidos por policiais militares da 46ª CIPM para a Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora no início da noite desta segunda-feira (10), suspeitos de praticar tráfico ilícito de drogas no interior de uma construção inacabada localizada na rua Àgua Quente no Bairro Taquarí. Conforme noticiado pela própria polícia à imprensa, a Polícia Militar foi acionada após uma denúncia feita sobre a movimentações de suspeitos que estariam traficando no local. Haviam suspeitos no local, segundo a polícia, um deles conseguiu furar o cerco e fugir para local ignorado. Durante a busca pessoal foram encontrados 7 (sete) porções de erva com cheiro e cor características a droga "maconha" e duas motocicletas da marca Honda.  Todo material apreendido foi apresentado à autoridade policial. 


 
 
(0) comentário(s)
11.Ago.2020 | 15:20
 
COVID-19: consumo de energia no país encerra julho próximo da recuperação
 

 

O consumo de energia no país já se aproxima da recuperação, de acordo com os resultados preliminares de julho demonstrados no mais recente estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE. O volume consumido de eletricidade recuou apenas 0,7% na comparação com o mesmo mês no ano passado. No mercado livre, o consumo de energia avançou 2,0%, mantendo a tendência de recuperação das atividades. Já o mercado regulado apresentou retração de 2,0% no período. Os percentuais não consideram expurgos de migrações entre os ambientes. Para efeitos de comparação, no mês de abril, que registrou a maior queda devido às medidas de combate ao novo coronavírus, a retração chegou a 12,1% no Sistema Interligado Nacional - SIN, com diminuição de 11,5% no mercado regulado e de 13,6% no livre. Os dados preliminares levam em conta o consumo total do mercado cativo, em que o consumidor compra energia diretamente das distribuidoras, e do livre, que permite a escolha do fornecedor e a negociação de condições contratuais. Além disso, o estudo não considera os dados de Roraima, único estado não interligado ao sistema elétrico nacional. Para mais detalhes sobre o panorama recente do setor de energia, consulte a ferramenta online da CCEE, que apresenta análises do consumo em base diária, permitindo filtros por ambiente de contratação, submercado, unidade federativa e por segmento de atividade.

Ramos de atividade

Com relação à demanda de energia por ramo de atividade, expurgados os efeitos de migrações para o mercado livre, os setores com as quedas mais expressivas em julho, na comparação anual, foram a indústria automotiva (-17%), o setor de serviços (-22%) e o de transportes (-13%). O segmento têxtil, que chegou a ter quedas de dois dígitos de consumo, fechou julho com retração de 7%. Cinco setores apresentaram alta na comparação anual: bebidas (8%), saneamento (7%), minerais não-metálicos (4%), alimentos (4%) e químicos (2%).

Análise regional

A CCEE analisou ainda o desempenho do consumo de energia elétrica dos estados em julho. O cenário mostra que nove estados apresentaram elevação no consumo de energia, com maior percentual verificado no Amapá (8%), e dois estados com estabilidade no consumo (SC e MG).

Ao se analisar o mercado regulado em julho, a recuperação da demanda se deu em sete estados, enquanto, no livre, o consumo ainda se encontra em queda em apenas quatro estados.


 
 
(0) comentário(s)
11.Ago.2020 | 15:07
 
Artigo: O brasileiro e o imediatismo
 

 

Um texto curto, logo você acaba de ler;
Volta a pegar seu celular e se divertir;
Ou a TV assistir, para depois reclamar;
E sua opinião tuitar, disseminando sua vontade de logo sair dessa situação;

Depois de tanto ver mortes na nação, e palavras em vão;
Pede agilidade na produção da vacina e no trabalho da ciência;
Mas faltou-lhe sapiência, para de fato exigir educação e desenvolvimento;

Coisas que sempre foram promessas, nunca foram cumpridas, serão no futuro;
Afinal é o Brasil, "o país" não é verdade?
E já que somos do futuro que tal transformarmos o futuro em outubro?

Vacina em outubro?

Não, só em 2021, mas dezembro é 2020, logo estou errado, adoraria estar;
Mas ciência não é corrida, não é esporte, cujo trabalho leva a quebra de recordes;

Ciência é vida e morte e desta vez está do lado da vida, portanto espere, superamos metade do ano praticamente;
Com calma os cientistas farão um trabalho rápido e eficiente;
Deixem-nos trabalhar e faça sua parte, proteja os demais!
Você sabe o que fazer!

Aprenderemos ao final dessa situação que imediatismo não combina com ciência;

E tudo que vemos neste momento é teste e desenvolvimento;
Coisas que a educação ensinaria;
Mas não aprendemos porque não temos. No futuro, quem sabe.

Estamos observando o processo de desenvolvimento e testes avançados de várias vacinas no Brasil e isso não significa que teremos vacinas já em 2020 para a população. Após a análise dos resultados e os ajustes necessários, entraremos na fase de produção em larga escala. Até chegarmos a esta fase, estaremos em 2021.

Tenha paciência e seja responsável, você sabe o que fazer para não se contaminar e contaminar os outros. Teremos inúmeros avanços e mudanças na população, mudanças em relação ao comércio, a saúde e ao comportamento social e isso não é ruim. Amadurecemos e nos modernizamos de forma abrupta. Olhe o lado positivo, haverá melhorias, sim, teremos muitas melhorias.

Autor: Benisio Ferreira da Silva Filho é coordenador do curso de Biomedicina do Centro Universitário Internacional Uninter.


 
 
(0) comentário(s)
11.Ago.2020 | 00:07
 
Lagoa Real: Acidente de moto faz mais uma vítima fatal na BR-030
 

 

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um automóvel Fiat Ducato infelizmente deixou mais uma vítima fatal em uma das rodovias da nossa região. O trágico acidente aconteceu por volta das 17h:30 desta segunda-feira (10), na BR-030, mais precisamente no trevo de acesso a cidade de Lagoa Real. A vítima fatal trata-se do jovem  Edimilson Dias dos Santos, 27 anos, morador de Lagoa Real. Conforme informações apuradas pela reportagem do L12 Sudoeste, Edimilson retornava da cidade vizinha de Ibiassucê, quando ao passar pelo trecho acabou se envolvendo no acidente. O motorista do Ducato, com placas de Guanambi, não sofreu ferimentos graves. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. A motivação do acidente não foi revelada.

 


 
 
(0) comentário(s)
11.Ago.2020 | 00:07
 
Lagoa Real: Acidente de moto faz mais uma vítima fatal na BR-030
 

 

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um automóvel Fiat Ducato infelizmente deixou mais uma vítima fatal em uma das rodovias da nossa região. O trágico acidente aconteceu por volta das 17h:30 desta segunda-feira (10), na BR-030, mais precisamente no trevo de acesso a cidade de Lagoa Real. A vítima fatal trata-se do jovem  Edimilson Dias dos Santos, 27 anos, morador de Lagoa Real. Conforme informações apuradas pela reportagem do L12 Sudoeste, Edimilson retornava da cidade vizinha de Ibiassucê, quando ao passar pelo trecho acabou se envolvendo no acidente. O motorista do Ducato, com placas de Guanambi, não sofreu ferimentos graves. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. A motivação do acidente não foi revelada.

 


 
 
(0) comentário(s)
11.Ago.2020 | 00:07
 
Lagoa Real: Acidente de moto faz mais uma vítima fatal na BR-030
 

 

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um automóvel Fiat Ducato infelizmente deixou mais uma vítima fatal em uma das rodovias da nossa região. O trágico acidente aconteceu por volta das 17h:30 desta segunda-feira (10), na BR-030, mais precisamente no trevo de acesso a cidade de Lagoa Real. A vítima fatal trata-se do jovem  Edimilson Dias dos Santos, 27 anos, morador de Lagoa Real. Conforme informações apuradas pela reportagem do L12 Sudoeste, Edimilson retornava da cidade vizinha de Ibiassucê, quando ao passar pelo trecho acabou se envolvendo no acidente. O motorista do Ducato, com placas de Guanambi, não sofreu ferimentos graves. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. A motivação do acidente não foi revelada.

 


 
 
(0) comentário(s)
10.Ago.2020 | 18:58
 
Cartórios apontam que 6,77% das crianças foram registradas sem o nome do pai na Bahia no 1º semestre de 2020
 

 

Na semana do Dia dos Pais, um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), constatou que o percentual de crianças nascidas nos primeiros seis meses deste ano que não têm o nome do pai em suas certidões de nascimento chegou a 6,77%.

Durante o primeiro semestre de 2020, foram registrados 88.118 nascimentos de crianças baianas em Cartórios de Registro Civil. Desse total, 5.966 têm apenas o nome de suas mães nas certidões de nascimento. Os dados são da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), plataforma de dados administrada pela Arpen-Brasil.

O percentual de crianças sem o nome dos pais em seus registros de nascimento tem se mantido relativamente estável nos últimos anos. No primeiro semestre de 2018, a Bahia teve 89.226 nascimentos registrados, dos quais 4.215 (4,72%) ficaram com o campo do nome do pai em branco. Em 2019, o total de registros de nascimento foi de 97.225, com 6.191 (6,37%) constando apenas os nomes das mães.

Reconhecimento de Paternidade

Por meio de norma nacional (Provimento nº 16), a Corregedoria Nacional da Justiça (CNJ) desburocratizou o reconhecimento tardio espontâneo de paternidade, permitindo que, nos casos em que há a concordância do genitor (pai), o procedimento seja realizado gratuitamente em qualquer Cartório de Registro Civil sem a necessidade de procedimento judicial e a contratação de advogado. Em caso de não concordância, a mãe poderá fazer a indicação do suposto pai, para ser iniciado um procedimento de investigação.

"O reconhecimento de paternidade desempenha papel fundamental na construção de direitos da pessoa. E os Cartórios de Registro Civil garantem importante avanço na conquista desse direito, já que possibilitam a realização do ato sem a necessidade de processos judiciais", comentou o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), Daniel Sampaio.

Para que todo o procedimento seja realizado no Cartório, o pai deve concordar ou requerer o reconhecimento de paternidade tardio de forma espontânea. A mãe deverá acompanhar a manifestação desta informação, caso o filho seja menor de idade. Os pais deverão estar com seus documentos pessoais e a certidão de nascimento original do filho que será reconhecido.

Caso o filho já tenha atingido a maioridade, pai e o filho deverão comparecer ao cartório, munidos de seus documentos pessoais e originais, certidão de nascimento original do registrado, comprovantes de residência e certidões dos distribuidores forenses (da Justiça Estadual - distribuição criminal execuções criminais; da Justiça Federal - distribuição cível e criminal e execuções criminais; certidão de protesto no Cartório de Protesto e antecedentes criminais).

O reconhecimento de paternidade é um ato irrevogável salvo em casos de inequívoca comprovação de que o reconhecedor foi induzido a erro (exame de DNA, testemunhas, documentos etc.). Com o ato feito, poderá ser adotado o sobrenome do pai, mas nunca a retirada do sobrenome da mãe.


 
 
(0) comentário(s)
10.Ago.2020 | 14:54
 
Caturama: Homem é morto com tiro de espingarda na zona rural
 

Foto: Arquivo: L12 Sudoeste.
 

Um homem identificado como Abel de Deus Novaes, de 59 anos, natural da cidade de Botuporã, foi assassinado com um tiro de espingarda na manhã deste domingo, 09, na localidade de Passagem da Pedra, na Zona Rual de Caturama. Uma equipe da Polícia Técnica de Brumado foi até o local para fazer a remoção do corpo e pegar as informações do ocorrido. A princípio, uma mulher de prenome, Maria, havia acionado a Polícia, afirmando que seu esposo Abel, estava caído ao solo em sua fazenda, com sinais de agressão, pois sangrava, e possivelmente estava morto. Foi solicitado o apoio dos prepostos do SAMU, que ao chegar ao local constatou a morte do cidadão. Foi constatado pela perícia, quando no local, que o senhor Abel foi alvejado com uma arma de fogo tipo espingarda. Testemunhas informaram á polícia a identidade do suspeito de praticado o crime, pois o acusado já tinha rixa com a vítima, fato narrado por uma testemunha ocular do crime. O corpo foi conduzido ao DPT da cidade de Brumado.


 
 
(0) comentário(s)
10.Ago.2020 | 14:48
 
Bolsonaro anuncia ajuda ao Líbano junto a líderes mundiais
 

 

O presidente Jair Bolsonaro participou na manhã deste domingo (9.ago.2020) de uma videoconferência para planejar o envio de ajuda ao Líbano. O país árabe teve parte de sua capital (Beirute) devastada por uma explosão no início do mês. “Tudo que afeta ao Líbano nos afeta como se fosse nosso próprio lar. Neste momento difícil, o Brasil não foge de sua responsabilidade”, disse o presidente. Segundo Bolsonaro, serão enviados ao país: 1 avião com medicamentos e suprimentos de saúde angariados pela comunidade libanesa no Brasil; 4 toneladas de arroz por meio de 1 navio uma equipe técnica multidisciplinar para ajudar a periciar a explosão. Bolsonaro disse que convidou o ex-presidente Michel Temer, de descendência libanesa, para ser chefe da missão. “Estamos e sempre estaremos ao lado dos nossos irmãos”, disse o presidente. A reunião foi organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela França. Participaram do encontro, entre outros, os presidente da França e dos EUA, Emmanuel Macron e Donald Trump, respectivamente.


 
 
(0) comentário(s)
09.Ago.2020 | 06:12
 
Dom Basílio: Bandidos tentam roubar motocicleta, alarme dispara e desistem da ação; mesmo assim conseguem fazer novo assalto
 

 

Dois homens, armados, tentaram roubar a motocicleta de um motociclista na zona rurral de Bom Basílio, na noite deste sábado (08). Conforme informações, a tentativa frustrada de assalto aconteceu na comunidade de Barranção. Os bandidos rederam o condutor de uma  Honda NXR 160 BROS, e tomaram o veículo de assalto. Na fuga, o alarme da moto disparou e os bandidos desistiram da ação, abandonando o veículo. Os criminosos fugiram tomando destino ignorado. Após desistir da primeira tentativa os bandidos realizaram um novo assalto e conseguiram subtrair uma outra motocicleta modelo Honta Bros, de cor preta, placa FAV-3018.

 


 
 
(0) comentário(s)
 
 
comentários
 
Livramento: construtor tem sua conta no WhatsApp clonada
Jose Sinval
Nossa. Esse manchete sobre a clonagem da conta desse construtor vai mais importante do a descoberta...
 
Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200 em agosto
Sonia Ambrosia
otimo muito bom
 
Livramento possui 6 pessoas em tratamento de coronavírus; 21 curadas
Jose Sinval
Eu não sei para que essa secretaria a manda desse prefeito postam esse grafico. Eles não conseguem fiscalizar...
 
Volume da Barragem Luiz Vieira volta a subir e registra 49.979.964 m3 de água acumulada
JosÉ Antonio Barbosa De Macedo
Vale ressaltar que as construções de barragens , é para armazenar água e evitar enchentes e o excedente...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2020. Todos os direitos reservados.
 sai@l12.com.br