publicidade
publicidade
 
publicidade
 
 
 
 
 
colunas
 
É um estar-se preso por vontade
 
O BICHO HOMEM E SUAS AFEIÇÕES
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
23.Set.2014 | 01:03
 
Buracos seguem ameaçando motoristas na BR-030 entre Brumado e Sussuarana
 

Verdadeiras crateras deixam viajantes cada vez mais sem saída na BR-030. (Foto: L12 Notícias).
 

Do L12 Notícias

Na mesma linha de abandono da BA-156, que liga Caturama a Botuporã, a BR-030, no trecho entre Brumado e Sussuarana, se tornou perigosa por causa dos buracos. Em toda a extensão há locais onde os motoristas têm de desviar pela contramão para não cair nos buracos. Uma operação tapa buracos foi realizada há alguns meses atrás, mas não adiantou. A via é um dos principais corredores de tráfego para quem se desloca de cidades da Região para Feira de Santana e Salvador. A via possui proximadamente 50 quilômetros de extensão e apresenta problemas em quase toda a sua malha asfáltica e, para piorar ainda mais a situação, carretas pesadas acabam por contribuir para formação de novas crateras. Motoristas contam os prejuízos com peças automotivas e reclamam dos atrasos nas viagens por conta da pista.  

 

(Foto: L12 Notícias).
 

 
(0) comentário(s)
publicidade
23.Set.2014 | 00:14
 
Vídeo: Internauta registra incêndio na mata da Serra das Almas em Rio de Contas
 


O internauta Nilson Dantas registrou um vídeo do incêndio que estava devastando uma imensa área de mata na Serra das Almas em Rio de Contas, Bahia. O sinistro, cuja origem ainda não foi descoberta, atraiu os olhares da comunidade que pediu providência para solucionar o problema. O fogo rapidamente adquiriu poder de destruição inquestionável e as imagens chegam a ser arrepiantes. Assita ao vídeo cedido por Nilson Dantas ao L12 Notícias:


 
(0) comentário(s)
publicidade
22.Set.2014 | 19:27
 
Violência: Brumado registra seu 12º homicídio em 2014
 

(Foto: L12 Notícias).
 

No município de Brumado, no último sábado (20), o 12º homicídio de 2014 foi registrado. O crime ocorreu dentro de um bar localizado no Bairro Urbis II, onde um indivíduo de prenome Paulo foi morto a tiros.  Segundo a polícia, dois homens chegaram à localidade em uma motocicleta, efetuaram os disparos e fugiram em seguida.  A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito antes mesmo de ser encaminhada ao Hospital. Ainda de acordo a polícia, a ação pode ter sido motivada por ligação da vítima com o tráfico de drogas. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
22.Set.2014 | 08:47
 
Arborização é mais que conceito, é qualidade de vida
 

 

Do L12 Notícias / Por Enéas Oliveira

A beleza, a hospitalidade, e a cordialidade da população livramentense é uma de suas marcas registradas que atrai visitantes cada vez mais apaixonados pecidade e eegião. Entretanto, a onda de calor nesta época do ano acaba diminuindo consideravelmente o fluxo de pessoas nas ruas e tirando o prazer das conversas nas praças e jardins da cidade.

A praça já não é mais do povo. E para que as pessoas possam circular nas praças, ruas e avenidas sem temerem o calor, a ação danosa e cancerígena com a penetração dos raios ultravioletas, é fundamental propor um projeto de arborização planejada, voltado ao plantio de árvores altas que proporcionem bastante sombra, o que pode trazer diversos resultados positivos, obviamente, respeitando os valores culturais, ambientais e históricos do município, também levando em consideração todos os aspectos possíveis, para que se possa evitar ao máximo os problemas futuros, da mesma forma que deve proporcionar ao máximo a qualidade de vida a todos os cidadãos.

Notam-se muitas ruas, avenidas e praças com carência de espécies vegetais; as que possuem são espécies muitas vezes incompatíveis, cuja maioria não gera sombras, plantadas em locais com condições estressantes para as plantas. Somente colocando em prática o projeto supracitado criaremos um ambiente mais agradável, saudável e ecologicamente correto, onde as pessoas possam voltar a ocupar o ligar que é seu, o espaço público. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
22.Set.2014 | 01:46
 
Livramento é encoberta de fumaça por causa de incêndio na Serra das Almas, moradores protestam nas redes sociais
 

Da cidade de Livramento é possível observar uma grande coroa de fogo no cume da Serra. (Foto: L12 Notícias).
 

Do L12 Notícias

A cidade de Livramento de Nossa Senhora passou a noite de ontem e amanheceu nesta segunda-feira (22) encoberta de fumaça, devido a um incêndio florestal que atinge o Parque Natural Serra das Almas (PNSA), localizado há pouco mais de 5 km da sede do município, onde, até o momento, sem combate por parte das brigadas de incêndio, já consumiu milhares metros quadrados de terreno. Ontem havia moradores reclamando do forte cheiro de queimado e ardência nos olhos, além de dificuldades respiratórias, em razão da nuvem de fumaça, consequências do incêndio.

A população tem usado as redes sociais para reclamar contra a demora no combate ao problema e também contra os prejuízos ecológicos:

“Já passou dos limites autoridades, tomem providencias, pois é uma vergonha esse fogo só se alastrando e ninguém faz nada”, reclamou Lucielia Reis.

"Fauna e flora sendo consumidos pelas chamas, quantas especies de aminais morrendo encurralados pelo fogo, sem nenhuma chance de tentar sobreviver... Meu coração esta de luto por esses animais indefesos, por muitas especies de plantas, pelas nascentes dos rios, pela camada de ozonio, pelo meio ambiente, por nosso planeta...muito triste, já até chorei hoje por ver as chamas da minha casa, tão distante e ao mesmo tempo tão longe", escreveu Charlene Amorim.

“É cada um só olhando para seu umbigo, e a natureza se acabando”, protestou a internauta Lia Almeida.

Durante todo o dia de ontem, o incêndio atrapalhou a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela BA-148, cujo trafego fluiu normalmente, mas ficou prejudicado por conta da fumaça. O incêndio já dura quase uma semana, destruindo a mata existente naquela cadeia de montanhas. 

 

 

 
(0) comentário(s)
publicidade
22.Set.2014 | 01:00
 
Livramento: Candomblecistas fazem homenagem aos Santos São Cosme e São Damião
 

(Foto: L12 Notícias).
 

Neste sábado, 20, o Templo de Umbanda Ilê Axé Ogunjá Omin, dirigido pelo Babalorixá João d'Ogum, realizou mais um tradicional desfile em homenagem a Cosme e Damião, os quais são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.

Por voltas das 16 horas, filhos-de-santo e adeptos do candomblé desfilaram pelas p pelas principais ruas e avenidas de Livramento de Nossa Senhora, onde se apresentaram com seus trajes típicos em um desfile cheio de devoção. O evento foi marcado pela distribuição de doces às crianças e a fé nos santos. “É um evento baseado em todas as crianças. A única coisa que eu gosto de fazer é: agradecer primeiramente a Deus, e dá alegria aos mais pequenos, aos mais carentes, e também a essas crianças mais humildes de Livramento”, disse João d'Ogum, ao L12 Notícias.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

 

(Foto: L12 Notícias).
 

 
(0) comentário(s)
publicidade
21.Set.2014 | 17:11
 
Rio de Contas: Incêndio continua se alastrando na Serra das Almas
 

(Foto: Nilson Dantas).
 

Do L12 Notícias

Conforme divulgamos em outra reportagem, um incêndio florestal que atinge o Parque Natural Serra das Almas (PNSA), entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, Bahia, tem aumentado bastante neste domingo (21), o qual vem ameaçando a biodiversidade local, e aumentando os ricos para quem trafega pela BA-148. Um internauta registrou imagens da combustão que toma proporções maiores na tarde de hoje. Confira: 

 

(Foto: João Batista / L12 Notícias).
 

 
(6) comentário(s)
publicidade
21.Set.2014 | 15:10
 
Corpo enterrado há 10 anos é achado inteiro após zeladora abrir cova
 

Foto: Adriano Cruz
 

O corpo de um homem enterrado há mais de 10 anos na cidade de Poções, a cerca de 452 km de Salvador, foi encontrado inteiro e com roupas conservadas. A descoberta foi feita depois da zeladora do cemitério abrir a cova com objetivo de enterrar no local também a mãe dele, no domingo (14), e perceber que o corpo estava praticamente intacto.

Segundo informações do G1, diante da situação, para permitir que os dois corpos ficassem juntos na cova, o corpo da mãe foi enterrado no caixão dela, que não era grande, e o corpo dele foi colocado de lado na cova, de acordo com a zeladora do cemitério, Maria Barbosa de Jesus, 64 anos. Ela relata como encontrou o corpo do homem.
  Leia mais...


 
(0) comentário(s)
publicidade
21.Set.2014 | 14:22
 
Livramento: Controlador Geral agora é Secretário de Governo
 
De acordo decreto do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, publicado na edição nº 943 do Diário Oficial Eletrônico do Município, no último dia 05 de setembro, Fábio Silva Souza deixa a Controladoria Geral da Prefeitura para assumir a  secretaria de Governo do Município, em substituição a advogada Mona Lisa Machado Trindade, exonerada da função desde 31 de julho deste ano. Para exercer a função de Fábio Souza, foi nomeado Thiago Pires Oliveira, em ato publicado na mesma edição do DOE.

 
(0) comentário(s)
publicidade
21.Set.2014 | 12:42
 
Incêndio atinge Serra das Almas e compromete biodiversidade local
 

Um dos mais belos cartões da região sendo dominado pelas gigantes labaredas de fogo. (Foto: L12 Notícias).
 

Do L12 Notícias / Por Marcos Santos

Conhecida pelas belezas naturais e bastante visitadas por turistas de todo o Brasil, a Serra das Almas, que fica dentro do Parque Natural Serra das Almas (PNSA), à margem do Rio Brumado, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, está ardendo em chamas há pelo menos 5 dias. A paisagem marcante está sendo tingida de preto e cinza, em razão das chamas que se alastram desde a última segunda-feira, dia 15. 


O L12 Notícias não obteve informações seguras do que tenha provocado o incêndio, mas o calor e as fortes rajadas de vento, no local, têm contribuído para o aumento do fogo, sobressaltando a grande diversidade de fauna e flora que vive nos arredores. Ainda sem combate direto, pelo até à noite de ontem, o número de foco de incêndio aumenta cada dia mais em zonas afastadas e de difícil acesso por terra.

De Livramento de Nossa Senhora, cidade que fica a 5 km  de distância do local, é possível observar uma grande coroa de fogo no cume da Serra. No local fica o terceiro ponto mais elevado do Nordeste brasileiro, o Pico das Almas, além da cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira do Fraga, que estão entre os principais cartões-postais da Região.

 As chamas se aproximaram de um Motel que fica nas proximidades, mas foram contidas por voluntários.

Duas viaturas da Policia Militar foram até o local, na noite deste sábado (20), para examinar o local, e possivelmente tomar medidas a fim de levar ao conhecimento dos órgãos públicos de combate e prevenção ao fogo. Ontem as labaresdas se aproximamaram das instalações de um Motel, localizado a poucos metros do maior foco do incêndio, o qual chegou a danificar tubulações de água  na parte externa do prédio, felizmente não houve nenhum dano físicos, e medidas foram adotadas pelos proprietários a fim de afastar o perigo.

Brigadistas da cidade de Rio de Contas chegaram a ir ao local, mas alegaram falta de estrutura e estão tentando se agruparem  em uma força tarefa para adentrarem a mata.

No final da noite, houve informações não confirmadas de que uma equipe dos Bombeiros teria chegado a Livramento, para iniciar os trabalhos de combate.

O clima muito seco é bem comum nessa época do ano, o que favorece eventos de incêndios nessas proporções, cujos danos chegam a ser incalculáveis. Animais e plantas são diretamente atingidos pelas chamas, resultando num enorme prejuízo para o ecossistema. 

 

(Foto: L12 Notícias).
 

 
(0) comentário(s)
publicidade
20.Set.2014 | 07:21
 
FOGO EM BEIRA DE ESTRADA: UM PERIGO PARA OS MOTORISTAS
 

(Foto: L12 Notícias).
 

Do L12 Notícias

Nesta época do ano não é difícil encontrarmos na beira das principais estradas da região. Um dos locais com reiteradas ocorrências de fogo em mato é o trecho da BA-026 próximo a Sussuarana, no município de Tanhaçu. Ali é possível observar os danos causados pelo fogo, que muitas vezes é proveniente do forte calor e principalmente da negligência de diversos motoristas.

As queimadas, além de prejudicar o solo, contribuem também para obstruir a visão dos condutores em ambos os sentidos das rodovias, o que pode vir a causar acidentes graves. A fumaça, na maioria das vezes esbranquiçada, dissipa-se com facilidade e rapidamente toma conta de um grande espaço em um pequeno lapso temporal.

Os motivos são variados: baixa precipitação de chuvas, forte calor e a cooperação de quem diariamente passa por esses locais. Uma simples bagana de cigarro pode se tornar a energia de ativação para um grande incêndio, assim como garrafas de vidro e outros materiais descartados erroneamente no meio do mato.


 
(0) comentário(s)
publicidade
20.Set.2014 | 07:11
 
IBGE corrige dados da Pnad e diz que desigualdade caiu em 2013 no Brasil
 

(Foto: Divulgação).
 

Os resultados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) de 2013, divulgados pelo IBGE na quinta-feira, continham erros importantes, informou nesta sexta-feira o órgão, gerando críticas da oposição e do próprio governo, em meio à acirrada campanha eleitoral.

Os erros ocorreram porque foi utilizada uma projeção de população incorreta em sete Estados que têm mais de uma região metropolitana, explicou o instituto vinculado ao Ministério do Planejamento.

Por conta da projeção errada da população nas regiões metropolitanas, dados sobre a renda dos brasileiros e sobre a concentração de renda no país estavam errados.

  Leia mais...


 
(0) comentário(s)
publicidade
19.Set.2014 | 17:00
 
Embasa responsabiliza ação ilegal de irrigantes questão da falta de água em Livramento
 

Nos últimos dias, moradores de diferentes localidades, em Livramento de Nossa Senhora, reclamaram do abastecimento de água. A Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento - , responsável pelo setor, em nota, informou que o problema ocorreu devido a uma ação ilegal de irrigantes, que desviaram  o curso do Rio Brumado, local onde é captada a água que abastece a cidade, impossibilitando a empresa de operar com regularidade e  capacidade suficiente para atender à demanda. Em relação ao Bairro Barriguda, a Embasa informou que abastecimento foi realizado por meio de carro-pipa, na tarde da última quarta-feira (17), de forma complementar.


 
(2) comentário(s)
publicidade
19.Set.2014 | 11:57
 
Dilma vai a 37% e Marina cai para 30% no primeiro turno, diz Datafolha
 

(Foto: Reprodução).
 

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, abriu vantagem sobre a ex-ministra Marina Silva (PSB) no primeiro turno da eleição presidencial de outubro, com 37 por cento das intenções de voto ante 30 por cento da principal adversária, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

Dilma passou de 36 por cento na pesquisa anterior, realizada em 8 e 9 de setembro, para os atuais 37 por cento, enquanto Marina caiu de 33 para 30 por cento. O candidato do PSDB, Aécio Neves, foi de 15 para 17 por cento das intenções de voto, recuperando um pouco de terreno.

Em uma simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a vantagem da candidata do PSB caiu de 4 pontos no levantamento passado para 2 pontos atualmente. Marina apareceu com 46 por cento das intenções de voto (tinha 47 por cento) e Dilma está com 44 por cento (tinha 43 por cento).

  Leia mais...


 
(0) comentário(s)
publicidade
19.Set.2014 | 11:55
 
Imagem de Paulo Souto fica congelada na TV Oeste
 

(Foto: Reprodução).
 

A retransmissora da Rede Globo no oeste estadual, TV Oeste, passou ao menos um dia com a imagem congelada do candidato do DEM ao governo, Paulo Souto. De acordo com a TV Bahia, uma falha técnica do equipamento receptor de satélite instalado na cidade de Bom Jesus da Lapa motivou o episódio. A veiculação ocorreu da terça (16) à tarde de quarta-feira (17). Adversários do ex-governador, no entanto, relatam que o problema demorou quatro dias para ser resolvido. Segundo a Rede Bahia, o problema só foi solucionado após uma equipe da TV Oeste ser deslocada para a região. Além de atingir Bom Jesus da Lapa, a falha englobou a cidade de Sítio do Mato. O principal cabo eleitoral de Souto é o prefeito ACM Neto (DEM), cuja família é sócia majoritária da Rede Bahia. A coligação do adversário do candidato, Rui Costa (PT), informou que irá entrar com representação na Justiça Eleitoral contra o democrata nesta quinta-feira (18). Informações da Folha.


 
(0) comentário(s)
publicidade
 
  • :
 
 
 
comentários
 
Rio de Contas: Incêndio continua se alastrando na Serra das Almas
Izabete Pires Moreira
Triste , muito triste é um horror e lamentável . será por onde anda as autoridades ? Não importam quem...
 
Embasa responsabiliza ação ilegal de irrigantes questão da falta de água em Livramento
Fátima
Aqui em casa (rua Adoniran Barbosa) falta água desde terça. Isso porque segunda só gotejou na torneira....
 
Livramento: Polícia prende assaltantes após troca de tiros, tentativa de homicídio e assaltos
José Sinval
Parabéns a todos os policias e também o seu comando. É uma penas que esses lixos ficaram vivos. Abr, Sinval.
 
OAB da Bahia obtém liminar que suspende Blitz do IPVA
Marcos Antunes
Só falta agora a liberação das alientada e adulteradas. Esse país está uma bagunça, era só o que faltava...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
 
VÍDEOS
 
Acidente envolvendo 7 veículos em Livramento de Nossa Senhora
 
 
L12 Notícias © 2010-2014. Todos os direitos reservados.
 sai@l12.com.br