publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
01.Ago.2019 | 10:50
 
Moto vai parar embaixo de caminhão no Piçarrão
 

Foto: Reprodução / WhatsApp L12.
 

Uma moto titan de cor vinho e um caminhão se envolveram em uma colisão na Avenida Lindembergue Rocha Cardoso, saída de Livramento de Nossa Senhora para Brumado e via que dá acesso á BA-148. O sinistro aconteceu na tarde desta quarta-fria, dia 31. A moto foi parar embaixo do caminhão pertencente a uma distribuidora de bebidas. Ao perceber a colisão o motorista do caminhão ligou para a emergência da polícia, para dar ciência do fato. Apesar da moto ter ido parar embaixo do caminhão, o condutor conseguiu escapar com ferimentos leves, foi conduzido à uma Unidade de Atendimento de Livramento e passa bem. 

 


 
(0) comentário(s)
publicidade
01.Ago.2019 | 04:41
 
Livramento: Com produção cada vez menor, fruticultura enfrenta desafios; Cultivo da manga em Guanambi cresce
 

Em 2016, Livramento foi destacado como o segundo maior produtor de manga do estado. Foto: L12 Sudoeste.
 

Do L12 Sudoeste

Nas últimas décadas os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio contribuíram substancialmente para que a Bahia ocupasse lugar de destaque no cenário nacional como polo de fruticultura, especialmente na produção da manga e do maracujá. Em 2016, Livramento foi destacado como o segundo maior produtor de manga do estado, produzindo 52 mil toneladas da fruta. Já Dom Basílo figurou como destaque na produção de frutas no cenário estadual, sendo o segundo maior produtor de maracujá com 49,200 mil toneladas e o terceiro maior produtor de manga com 45 mil toneladas.

Devido à seca observada na região desde 2012, a produção de manga  e maracujá vem diminuindo gradativamente e as safras encerradas antes do tempo, muitos produtores acabaram migrando para outros pólos do vale do São Franciso, até mesmo paras as regiões de Jussiape e Ituaçú banhados pelo Rio de Contas.

Em ambos os municípios, essa mudança de cenário fatalmente afeta a organização social, a economia e a vida das famílias e pessoas, direta e indiretamente.

Para não acabar virando lendas polos de produção da agricultura, é preciso colocar novos projetos em pauta, com o objetivo de driblar o atual problema da  escassez de água, redesenhar metas e pleteiar incentivos junto aos governos, na tentativa de refomentar uma das mais significativas cadeias produtivas baianas.

Guanambi busca se transformar Ceraíma no Novo Celeiro do Alto Sertão

Em Guanambi, a 205 Km de Livramento, o Projeto Público de Irrigação de Ceraíma, está pecorrendo um  caminho inverso e está prestes a ocupar lugar de destaque como Novo Celeiro do Alto Sertão, na produção de frutas e hortigranjeiros.

O Perímetro guanambiense no auge de sua produção já exportou 689 toneladas de manga para vários estados do país. Mas os produtores pretendem alçar vôos mais altos, com a implantação do novo sistema de irrigação, uso de novas tecnologias, cultivares resistentes às pragas e maior capacidade produtiva, a atividade produtiva deverá ser mais eficiente.

- A presença da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, o Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Henrique e o presidente da Confederação Nacional da Agricultura podem facilitar as ações políticas para proporcionar aos produtores, assistência técnica necessária à produção e o fomento rumo a agroindustrialização, garantem jornais local.

O Perímetro Irrigado de Ceraíma tem área agricultável de 853 hectares e sua plena atividade pode gerar mais de 1.500 empregos e uma receita anual de R$ 80 milhões por ano. O perímetro já passa de 150 hectares. 

 

Além do cultivo da manga, Ceraíma vem se destacando em outras culturas agrícolas. Foto: (Bony Silva).
 

 
(1) comentário(s)
publicidade
01.Ago.2019 | 04:40
 
Livramento: Ministério Público investiga indícios de má qualidade da água potável fornecida pela Embasa
 

Foto: L12 Sudoeste
 

O Ministério Público Estadual (MPE) da Bahia instaurou uma Ação Civil Pública para investigar suspeita de indícios da não conformidade da qualidade da água fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) à população de Livramento de Nossa Senhora. Segundo o MP, foram identificadas amostras de água, através de denuncia feita pelos próprios morades, com parâmetros em desconformidade com a portaria 2914/2011; e, considerando supostas irregularidades no fornecimento de água o que, em tese, configura defeito na prestação dos serviços da Estatal e, possível dano à saúde da coletividade, resolveu instaurar o procedimento. A ação foi movida pelo promotor Ruano Fernando da Silva Leite. A Embasa foi notificada pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos. O prazo dado pelo órgão foi de 20 dias úteis. Entre uma série de exigências, o MP intimou a embasa encaminhar o plano de amostragem de monitoramento da água e que apresente os laudos de avaliação da qualidade da água no município dos últimos 06 (seis) meses; além de que fosse encaminhado cópia dos contratos em vigor relativos à concessão do serviço público no respectivo município. Também oficiou a Secretaria Municipal de Saúde para que informe se nos últimos 5 (cinco) anos foram registrados sintomas relacionados com a inadequação da água distribuída no município, inclusive derivada de agrotóxicos. Orientou à prefeitura municipal e a Câmara de Vereadores, para que se manifestem e colaborem com a apuração dos fatos, apresentando subsídios que eventualmente disponham.

 

 

 

 

 

Foto: L12 Sudoeste
 

 
(0) comentário(s)
publicidade
01.Ago.2019 | 04:21
 
Nelson Leal recebe Medalha 28 de Julho em São Gonçalo dos Campos
 

Foto: Reprodução.
 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal (PP) foi condecorado com a medalha 28 de Julho, na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, a 20 Km de Feira de Santana, região do Recôncavo Baiano. A honraria, proposta pelo vereador Edivaldo Conceicao Lima Pinheiro, Guebo, aconteceu na data de celebração dos 135 anos de emancipação política do município, Ele também participou da missa festiva pelo aniversário da cidade, na matriz de São Gonçalo do Amarante. Durante a sua fala, o deputado livramentense rememorou o nome “Cidade Jardim” dado à São Gonçalo. “Se aqui, no passado, foi pouso para as pessoas que queriam se curar de doenças respiratórias – por causa de seu clima saudável – hoje é lugar para o trabalho, para os que querem que o Brasil se cure da doença do subdesenvolvimento. Incorporando o espírito deste 28 de julho, trabalharei pela preservação da memória, pelo fortalecimento da indústria no Centro Industrial do Subaé, pela cultura fumageira dos melhores charutos do Brasil e pela agricultura e pecuária de São Gonçalo”, comprometeu-se o chefe do Legislativo Estadual.

 


 
(0) comentário(s)
publicidade
01.Ago.2019 | 04:20
 
Juros cai juros para 6% ao ano - Menor Patamar histórico
 

Foto: Divulgação.
 

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu, nesta quarta-feira (31), cortar a taxa básica de juros da economia de 6,50% para 6,00% ao ano — o menor patamar histórico. A redução foi maior do que o esperado pelo mercado. E trata-se do décimo terceiro corte na Selic desde quando a taxa atingiu o pico de 14,25% ao ano (entre julho de 2015 e outubro de 2016). O caminho para a redução dos juros foi pavimentado por uma mistura de fatores: fraqueza persistente nos dados de atividade econômica, inflação controlada e reforma da Previdência aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Quando a taxa básica de juros estava em dois dígitos, era possível ter alta rentabilidade nos investimentos de renda fixa facilmente. Hoje, os investidores precisam se empenhar mais para encontrar bons retornos. A diversificação nunca foi tão importante.


 
(0) comentário(s)
01.Ago.2019 | 02:43
 
Diego Alves salva, Flamengo vence o Emelec nos pênaltis e pegará o Inter na próxima fase da Libertadores
 

 

Em uma noite de muita emoção, o Flamengo classificou-se para as quartas de final da Conmebol Libertadores. Na noite desta quarta-feira, quase 68 mil torcedores foram ao Maracanã acompanhar o jogo de volta das oitavas, depois de uma derrota do Rubro-Negro por 2 a 0, no jogo de ida. No tempo normal, o Fla venceu por 2 a 0 - gols de Gabigol -, levando a decisão da vaga para os pênaltis. Nas penalidades, vitória por 4 a 2 dos comandados de Jorge Jesus, com Diego Alves salvando ao defender uma cobrança. Com o resultado, o Flamengo pegará o Internacional nas quartas de final da Conmebol Libertadores, com as datas das partidas de ida e volta ainda a serem confirmadas. Pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro volta a campo no fim de semana - domingo, às 16h, visita o Bahia.


 
(0) comentário(s)
publicidade
31.Jul.2019 | 13:38
 
Desemprego cai para 12%, mas ainda atinge 12,8 milhões de brasileiros
 

 

Depois de um começo de ano ruim para quem busca trabalho, o desemprego cedeu no segundo trimestre do ano. O número de pessoas que procura uma vaga caiu para 12,8 milhões, e a taxa para 12%. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira. O levantamento considera tanto o mercado que contrata com carteira quanto o informal. A taxa veio em linha com a previsão dos analistas consultados pela Bloomberg, que projetavam desemprego de 12% no período. Se considerados, além dos desempregados, as pessoas que desistiram de procurar emprego diante da dificuldade de encontrar uma vaga, trabalhadores que fazem uma jornada semanal inferior a 40 horas e gostariam de trabalhar mais, e pessoas que procuraram vaga mas não estavam disponíveis para começar por razões diversas, como não ter com quem deixar o filho, é possível dizer que falta trabalho para 28,4 milhões de brasileiros. Esse grupo ficou estável em relação ao começo do ano, mas cresceu na comparação com o segundo trimestre de 2018, em 923 mil pessoas. O número de desalentados, aqueles que desistiram de procurar vaga por falta de esperança, foi estimado em 4,9 milhões de pessoas e ficou estável nas duas comparações. O grupo de desempregados encolheu em 621 mil pessoas em relação ao começo deste ano e ficou estável na comparação com o segundo trimestre de 2018. A população empregada cresceu nas duas comparações, somando 93,3 milhões de pessoas - mais 1,5 milhão de pessoas em relação ao trimestre anterior e mais 2,4 milhão na comparação como o mesmo período de 2018. Cresceu o número de trabalhadores com carteira, para 33,2 milhões de pessoas, mas o número de trabalhadores sem carteira também subiu, para 11,5 milhões de pessoas. — Pela primeira vez, desde o início da recessão, em 2014, a carteira de trabalho desponta. É um movimento importante, principalmente porque metade das vagas geradas estão na indústria, que sempre é indicativo de entrada e saída da crise — explica Cimar Azeredo, diretor-adjunto de Pesquisas e coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.


 
(0) comentário(s)
30.Jul.2019 | 10:41
 
Confira a agenda do IME deste mês de agosto
 


 
(0) comentário(s)
publicidade
30.Jul.2019 | 10:14
 
Livramento: Grupo Capoeira Escola realiza IX Batizado e Troca de Cordas
 

 

Foi realizado, no último final semana, na Praça Zezinho Tanajura, o IX batizado e troca de corda do Grupo Capoeira Escola (CAES) de Livramento de Nossa Senhora. O evento focou o objetivo de promover o esporte, além de promover a difusão da cultura afro-brasileira na cidade região. Foi um grande evento com a participação de nomes que se destacam na capoeira local. A organização Capoeira Escola tem a frente os professores de capoeira: Carlos e André. O grupo de capoeira trabalha com crianças, adolescentes e adultos de forma gratuita. “O intuito deste evento foi de fortalecer a capoeira e os laços culturais de origem afro-brasileira na região. Na oportunidade, os professores Carlos e André, coordenadores do grupo, receberam mestres, contramestres, professores e alunos de diversas cidades da Bahia para o evento.

 

 

 
(0) comentário(s)
publicidade
30.Jul.2019 | 07:02
 
Sobe para 57 o número de mortos em confronto entre facções rivais em presídio de Altamira; 46 detentos serão transferidos
 

Foto: Reprodução.
 

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) confirmou o aumento do número de mortos de 52 para 57 detentos, após confronto entre facções criminosas dentro do Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudoeste estado. Nesta segunda-feira (29), líderes do Comando Classe A (CCA) incendiaram cela onde estavam internos do Comando Vermelho (CV). De acordo com a Susipe, 41 morreram asfixiados e 16 foram decapitados. O Gabinete de Gestão da Segurança Pública determinou a transferência imediata de 46 presos envolvidos no confronto. Entre os presos para transferência estão 16 detentos que foram identificados como líderes das facções criminosas. Dez deles irão para o regime federal. Os demais presos serão redistribuídos pelos presídios no Pará. O governador Helder Barbalho lamentou o ocorrido no Centro de Recuperação Regional de Altamira e ressaltou os esforços que a sua gestão estão tomando para reduzir a violência dentro dos presídios do Pará. "Desde o início do Governo, nós temos feito todas as ações para conter o crime fora e dentro do sistema carcerário. Com o apoio do Ministério da Justiça, transferimos mais de 30 líderes de facções criminosas para Catanduvas, no Paraná, agindo de maneira preventiva", disse. O Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves iniciou a retirada dos corpos dos detentos mortos no confronto. Um caminhão frigorífico foi utilizado para remoção. (G1).

 

 

 
(0) comentário(s)
publicidade
30.Jul.2019 | 06:56
 
Chuva provoca alagamentos em Salvador
 

 

Em apenas seis horas, Salvador registrou 73,2 mm de chuva nesta segunda-feira (29). O maior acumulado foi registrado no bairro de Pituaçu, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec). Dessa vez, a chuva não foi causada por frentes frias, mas pela umidade trazida pelos ventos do oceano, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). "Essa é uma das características principais dessa época do ano e, ultimamente, esses ventos estão intensos. As águas do oceano próximas da costa do Nordeste estão mais aquecidas, então, há maior evaporação, a umidade para o continente é maior e facilita a formação de nuvens e a chuva",explica a meteorologista do órgão, Maryfrance Diniz. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
29.Jul.2019 | 11:22
 
Juízes de Livramento são promovidos para as comarcas de Vitória da Conquista e Barreiras
 

Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo e Dr. João Lemos Rodrigues ambos recém promovidos para outras comarcas. Foto L12 Sudoeste.
 

Os juízes João Lemos Rodrigues, titular da Vara Criminal, Júri, de Execuções Penais e Infância e Juventude da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, e Antônio Carlos do Espírito Santo, até então titular da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Registros Públicos e Acidentes de Trabalho da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, passam a assumir outras varas à partir de hoje.  O Dr. João Lemos Rodrigues assume a 1ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista. Já o Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo passa a desempenhar suas tividades na 2ª Vara Criminal da Comarca de Barreiras, de Entrância Final.  A promoção dos magistrados para a entrância final geralmente ocorre por se tratarem de profissionais com potencial elevado que auxiliarão no desenvolvimento dos trabalhos nas respectivas comarcas pelas quais foram designados. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
29.Jul.2019 | 11:18
 
Com extrema técnica vocal e talento, PMs da 46ª CIPM deixam mensagem de reflexão através do canto
 


Do L12 Sudoeste

Em julho do ano passado, um vídeo de três polciais militares que atuam na 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, louvando a Deus antes de entrar no local de trabalho emocionou a muitos e fez grande sucesso nas redes sociais. Em um show de talento, eles vêm conseguindo através da arte desmitificar a figura do policial, mostrando uma outra realidade da profissão. Essa vocação musical não é milagre e nem obra do acaso, o soldado Fabrício Correia Dias vem de uma plataforma Adventista, uma Igreja estruturada em música, onde ele começou a despertar uma técnica vocal apurada, desde a adolescência. Já os soldados Ewerton Rocha Bonfim e Ricardo Almeida Pimentel possuem identidades musicais gospel. Neste domingo (28) a dupla Ricardo e Fabrício postou mais um vídeo  que se tornou repercussão nas redes sociais, mostrando suas destrezas vocais, mais uma vez, sem nenhum tipo de recurso complementar e cantam com sua voz como único instrumento, a famosa "Capela". Interpretando a composição de O Rei Leão - Hakuna Matata de Disney, os policiais expuseram timbre de voz apurada, mas uma reflexão de que “ter paz”, não necessariamente é “ter ausência de problemas”. Viver “em paz” não é necessariamente “viver sem problemas”. Que a paz se encaixa no fator ”estado de espírito” no qual enfrentamos as circunstâncias da vida, sejam elas boas ou ruins.
 


 
(0) comentário(s)
publicidade
29.Jul.2019 | 09:47
 
Concurso abre inscrições para 43 vagas pela prefeitura de Aracatu
 

Foto: Reprodução.
 

As inscrições para o concurso público da prefeitura de Aracatu, a 90 Km de Livramento de Nossa Senhora, iniciaram no último dia 22 de julho de 2019,  para o preenchimento de cargos do quadro efetivo. De acordo com o edital, estão sendo oferecidas cerca de 43 vagas mais cadastro de reserva para os níveis superior e médio. as incrições irão acontecer até o dia 12 de agosto.  Os valores das taxas de Inscrições são R$ 70 para Nível Superior e R$ 50 para Nível Médio. Os salários variam de R$ 998,00 a R$ 2.300,00. As provas estão previstas para acontecer no dia 15 de setembro de 2019.


 
(0) comentário(s)
28.Jul.2019 | 11:39
 
Fiat Uno capota na via BA-148 trecho da Serra das Almas
 

Foto: Reprodução / WhatsApp Amigos do L12
 
Um acidente na manhã deste domingo (28) envolvendo um Fiat Uno na BA-148, trecho do início da subida da Serra das Almas, em Livramentro de Nossa Senhora, por pouco não resultou em uma tragédia. Segundo informações obtidas pelo L12 Sudoeste, o condutor do veículo identificado por "Beto", morador da cidade de Abaíra, no extremo Sul da Chapada Diamantina, estava se deslocando para Livramento para fins particulares, quando teria perdido o controle do veículo que resultou no capotamento. Ele foi socorrido à uma Unidade Hospítalar de Livramento, apresentando ferimentos leves e passa bem. O acidente ocorreu logo no início da manhã. 
 

 

 
(0) comentário(s)
publicidade
 
 
 
comentários
 
Colégio Probo inova mais uma vez volta a ter aulas de Xadrez
Olavo De Carvalho
Parabéns pela iniciativa! Livramento mostra sinais de tentar sair da ignorância cultural
 
Guerra entre postos faz preços de gasolina despencar em Jequié
Oli
Amo o CAPITALISMO SELVAGEM, concorrência brutal nos rende bons serviços, bons produtos com variedade...
 
EUA impõem sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela
Oli
Parab?ns ao presidente Trump. ? macho para enfrentar os ditadores que ainda restam no mundo. Ditadores...
 
Barra da Estiva: MP recomenda que prefeitura anule contratações temporárias irregulares
Edivaldo Nascimento
Pois é. O MP deveria recomendar as convocações dos aprovados no ultimo concurso em Livramento, e, rever...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]