publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
13.Nov.2013 | 00:38
 
EM ENTREVISTA AO PLANTÃO L12, DR. MARK COVAS FALA SOBRE O “NOVEMBRO AZUL” E CÂNCER DE PRÓSTATA
 

Dr. Mark Covas é médico urologista, membro titular Sociedade Brasileira de Urologia. (Foto: L12 Notícias).
 

O mês de novembro vem sendo marcado pela campanha mundial de Combate ao Câncer de Próstata, “Novembro Azul”. A ação tem como objetivo a prevenção e a conscientização da importância do exame preventivo contra o câncer de próstata.  E, na manhã desta terça-feira (12), o urologista Dr. Mark Wesley G Covas, que é membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e diretor do Instituto de Medicina Especializada (IME), o qual integra à campanha como voluntário, concedeu uma entrevista ao programa Plantão L12, onde falou da importância deste movimento para chamar a atenção da saúde do homem. O médico falou ainda sobre ações que irão contribuir para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer.
 

A mobilização, abraçada mundialmente pelas entidades, também é apoiada pelo L12 Notícias. E, durante todo este mês, trabalharemos fortemente na divulgação da campanha, contando com o apoio de profissionais de medicina, ONGs e voluntários.

 

Confira os principais trechos da entrevista com o Dr. Mark sobre o câncer de próstata:

 

Plantão L12 – Dr. O que é o novembro azul?

 

Mark Covas - Novembro azul é uma campanha mundial para prevenção do câncer de próstata que, na verdade, se iniciou em 2003 na Austrália. Desde então, esta campanha tem se intensificado muito, alcançado objetivos realmente importantes e dimensão cada vez maior.,. A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) não poderia ficar fora desta e tem focado na apresentação de aulas e palestras na mídia escrita e falada, divulgando cada vez mais a importância da avaliação precoce para prevenção do câncer de próstata.

 


 


Plantão L12 - Dr. O que é a Próstata? 
 

MC - A próstata é um órgão como qualquer outro, como o coração, como o pulmão, como o fígado, que é localizado abaixo da bexiga, pesa aproximadamente 20 gramas e dá passagem ao canal da uretra. A função da próstata é produzir um liquido chamado liquido prostático, que alimenta os espermatozoides. Portanto, é de fundamental importância para todos nós. Só que a partir de 40 anos ela começa a se desenvolver e muitas vezes a aumentar seu tamanho, é aí que está o problema.

 

Plantão L12 – Qual a incidência do câncer da próstata?

 

MC - Essa é uma pergunta interessante, porque a incidência do câncer de próstata vem aumentando muito nos últimos anos. A questão principal é: A incidência vem aumentando ou o diagnóstico está mais precoce e temos mais recursos para dar mais diagnósticos? Atualmente, segundo dados do INCa (instituto Nacional do Câncer), 60.000 novos casos por ano desta doença são diagnosticados. Transportando isto para nosso dia-a-dia, são 168 novos casos por dia, ou 7 casos novos por hora no Brasil

 

Plantão L12 – Dr. Quais são os sintomas do câncer de próstata?
 

MC - Os sintomas do câncer de próstata dependem da fase em que ele se apresenta. Nos casos iniciais o paciente não tem sintomas, o tumor aparece na zona periférica, em aproximadamente 85% das vezes e não causa nenhuma queixa. Nos estágios mais avançados, pode haver ardor ao urinar, jato diminuído, retenção de urina e até hematúria (sangue na urina).

 

Plantão L12 – Quais são as opções de tratamento?

 

MC - As opções de tratamento vão depender do estágio em que se identifica a doença. Nos estágios iniciais, em que o tumor se localiza nesta lateral da próstata, ou seja, ele não se difundiu pra outros órgãos, o tratamento na maioria das vezes é cirúrgico. Neste caso, as taxas de cura são altíssimas (90%). Se esta doença evoluir, o tratamento já muda, você já não pode fazer a cirurgia, porque nesse caso a cirurgia já não tem eficácia pois a doença já passou do limite da próstata. Há outras opções como radioterapia, bloqueio hormonal, etc.. Já quando há disseminação para outros órgãos mais distantes, então o tratamento ainda é mais difícil, o resultado ainda é pior e eficácia bem menor.    

 

Plantão L12 – Doutor Mark Covas. Existem outras doenças da próstata, além do câncer?

 

MC – Sim. Existem várias outras com os sintomas muito parecidos com o do câncer. Somente um médico com treinamento específico para isto tem condições de diagnosticar com segurança o que é um e o que é outro. A exemplo: Necrose de próstata, prostatites (inflamações), crescimento benigno da próstata, proliferação atípica de pequenos ácinos, dentre muitas outras.

 


Plantão L12 – É correto somente realizar o exame de sangue (PSA), para avaliar a próstata?

 

MC - Essa é uma pergunta interessante, porque chega muito ao consultório esse tipo de pergunta, onde o paciente quer fazer somente o PSA e acha que está fazendo o exame da próstata são coisas totalmente diferentes. O PSA é um exame de sangue que ajuda, em alguns, casos na detecção do câncer da próstata, mas ele em hipótese alguma substitui o toque retal. 20 % dos cânceres de próstata estão com PSA normal e muitos casos de PSA elevados o paciente não apresenta câncer.

 

Plantão L12 – Com tantas opções tecnológicas, o toque retal ainda é fundamental?

 

MC - Essa pergunta ela complementa a anterior em que com tantas opções de tecnologia o toque retal continua sendo o mais importante exame para avaliação do câncer da próstata. Primeiro porque ele lhe dar uma característica importante, que é a consistência da próstata, nenhum outro exame vai lhe dar essa característica de consistência.

Então, o toque retal, mesmo com a tecnologia atual, ainda é o exame que tem maior sensibilidade e especificidade para identificar o câncer.

 

Plantão L12 – Com que idade devemos iniciar a avaliação da próstata doutor?

 

MC - A partir de 40 anos deve se iniciar a avaliação da próstata, caso o paciente tenha histórico familiar de câncer: Um parente, um tio, um avô, ou se ele não conhece o seu histórico familiar que é muito comum, às vezes o avô mora em São Paulo, o tio mora lá em Mato Grosso, ele não conhece, ele não tem contato. Nesse caso ele tem que fazer a partir de 40 anos. Quando o paciente conhece toda a sua família, todo mundo faz avaliação rotineira, vai ao urologista e não há nenhum histórico de câncer de próstata, esse paciente pode começar aos 45, porque ele tem uma tendência menor de apresentar o câncer.

 

Plantão L12 – Considerações finais.

 

MC- Eu só gostaria de agradecer o interesse do L12 em  de enfatizar a importância desse movimento, na verdade mundial, e que, agora no Brasil tem ganhando força. 


 
Tag(s): Câncer, Dr. Mark Wesley G Covas, Instituto de Medicina Especializada (IME), Médico, Novembro Azul, ONGs, Plantão L12, Prevenção, Próstata, Titular da Sociedade Brasileira, Urologia
 
(0) comentário(s)
 
comentários
 
 

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
20.Nov.2019 - Livramento: Time do Kinka sai na frente no primeiro jogo da final do Cinquentinha
20.Nov.2019 - Artilheiro do River coloca final da Libertadores com Flamengo ‘mais difícil do que com o Boca'
19.Nov.2019 - Desembargadores e juízes são alvos de operação da PF na Bahia
18.Nov.2019 - FEIRÃO DE COLCHÕES ORTOBOM TEM DESCONTOS DE ATÉ 40% EM LIVRAMENTO
16.Nov.2019 - China coloca US$ 100 bilhões à disposição do governo Bolsonaro após encontro dos Brics
16.Nov.2019 - Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca
16.Nov.2019 - Incidência de raios e trovões devem atingir a região nas próximas 24 horas
16.Nov.2019 - Empreiteiro é acusado de agredir trabalhador com golpes de enxada em Livramento
15.Nov.2019 - CDL de Livramento lança campanha de Fim de Ano; Haverá sorteio de prêmios e arrecadação de alimentos
15.Nov.2019 - Confira a agenda do IME desta semana
 
 
comentários
 
Desembargadores e juízes são alvos de operação da PF na Bahia
José Sinval
Os políticos de livramento, devem ficarem com as barbas de molho. Sinval
 
China coloca US$ 100 bilhões à disposição do governo Bolsonaro após encontro dos Brics
José Sinval
Bom. Eu acho que não deve confiar nessa informação. Pq em viagem pelo oriente médio ele disse tb que...
 
Lula é solto da sede da PF em Curitiba
José Sinval
A justiça tarda mas não falha. Parabéns presidente Lula. Bem vindo a vida normal Sinval
 
Defesa de Lula pede para ex-presidente deixar prisão após decisão do STF
José Sinval
Agora sim. A justiça foi feito. Que se danem os bozonaristas de plantão. Sinval
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]