publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
13.Nov.2013 | 00:38
 
EM ENTREVISTA AO PLANTÃO L12, DR. MARK COVAS FALA SOBRE O “NOVEMBRO AZUL” E CÂNCER DE PRÓSTATA
 

Dr. Mark Covas é médico urologista, membro titular Sociedade Brasileira de Urologia. (Foto: L12 Notícias).
 

O mês de novembro vem sendo marcado pela campanha mundial de Combate ao Câncer de Próstata, “Novembro Azul”. A ação tem como objetivo a prevenção e a conscientização da importância do exame preventivo contra o câncer de próstata.  E, na manhã desta terça-feira (12), o urologista Dr. Mark Wesley G Covas, que é membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e diretor do Instituto de Medicina Especializada (IME), o qual integra à campanha como voluntário, concedeu uma entrevista ao programa Plantão L12, onde falou da importância deste movimento para chamar a atenção da saúde do homem. O médico falou ainda sobre ações que irão contribuir para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer.
 

A mobilização, abraçada mundialmente pelas entidades, também é apoiada pelo L12 Notícias. E, durante todo este mês, trabalharemos fortemente na divulgação da campanha, contando com o apoio de profissionais de medicina, ONGs e voluntários.

 

Confira os principais trechos da entrevista com o Dr. Mark sobre o câncer de próstata:

 

Plantão L12 – Dr. O que é o novembro azul?

 

Mark Covas - Novembro azul é uma campanha mundial para prevenção do câncer de próstata que, na verdade, se iniciou em 2003 na Austrália. Desde então, esta campanha tem se intensificado muito, alcançado objetivos realmente importantes e dimensão cada vez maior.,. A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) não poderia ficar fora desta e tem focado na apresentação de aulas e palestras na mídia escrita e falada, divulgando cada vez mais a importância da avaliação precoce para prevenção do câncer de próstata.

 


 


Plantão L12 - Dr. O que é a Próstata? 
 

MC - A próstata é um órgão como qualquer outro, como o coração, como o pulmão, como o fígado, que é localizado abaixo da bexiga, pesa aproximadamente 20 gramas e dá passagem ao canal da uretra. A função da próstata é produzir um liquido chamado liquido prostático, que alimenta os espermatozoides. Portanto, é de fundamental importância para todos nós. Só que a partir de 40 anos ela começa a se desenvolver e muitas vezes a aumentar seu tamanho, é aí que está o problema.

 

Plantão L12 – Qual a incidência do câncer da próstata?

 

MC - Essa é uma pergunta interessante, porque a incidência do câncer de próstata vem aumentando muito nos últimos anos. A questão principal é: A incidência vem aumentando ou o diagnóstico está mais precoce e temos mais recursos para dar mais diagnósticos? Atualmente, segundo dados do INCa (instituto Nacional do Câncer), 60.000 novos casos por ano desta doença são diagnosticados. Transportando isto para nosso dia-a-dia, são 168 novos casos por dia, ou 7 casos novos por hora no Brasil

 

Plantão L12 – Dr. Quais são os sintomas do câncer de próstata?
 

MC - Os sintomas do câncer de próstata dependem da fase em que ele se apresenta. Nos casos iniciais o paciente não tem sintomas, o tumor aparece na zona periférica, em aproximadamente 85% das vezes e não causa nenhuma queixa. Nos estágios mais avançados, pode haver ardor ao urinar, jato diminuído, retenção de urina e até hematúria (sangue na urina).

 

Plantão L12 – Quais são as opções de tratamento?

 

MC - As opções de tratamento vão depender do estágio em que se identifica a doença. Nos estágios iniciais, em que o tumor se localiza nesta lateral da próstata, ou seja, ele não se difundiu pra outros órgãos, o tratamento na maioria das vezes é cirúrgico. Neste caso, as taxas de cura são altíssimas (90%). Se esta doença evoluir, o tratamento já muda, você já não pode fazer a cirurgia, porque nesse caso a cirurgia já não tem eficácia pois a doença já passou do limite da próstata. Há outras opções como radioterapia, bloqueio hormonal, etc.. Já quando há disseminação para outros órgãos mais distantes, então o tratamento ainda é mais difícil, o resultado ainda é pior e eficácia bem menor.    

 

Plantão L12 – Doutor Mark Covas. Existem outras doenças da próstata, além do câncer?

 

MC – Sim. Existem várias outras com os sintomas muito parecidos com o do câncer. Somente um médico com treinamento específico para isto tem condições de diagnosticar com segurança o que é um e o que é outro. A exemplo: Necrose de próstata, prostatites (inflamações), crescimento benigno da próstata, proliferação atípica de pequenos ácinos, dentre muitas outras.

 


Plantão L12 – É correto somente realizar o exame de sangue (PSA), para avaliar a próstata?

 

MC - Essa é uma pergunta interessante, porque chega muito ao consultório esse tipo de pergunta, onde o paciente quer fazer somente o PSA e acha que está fazendo o exame da próstata são coisas totalmente diferentes. O PSA é um exame de sangue que ajuda, em alguns, casos na detecção do câncer da próstata, mas ele em hipótese alguma substitui o toque retal. 20 % dos cânceres de próstata estão com PSA normal e muitos casos de PSA elevados o paciente não apresenta câncer.

 

Plantão L12 – Com tantas opções tecnológicas, o toque retal ainda é fundamental?

 

MC - Essa pergunta ela complementa a anterior em que com tantas opções de tecnologia o toque retal continua sendo o mais importante exame para avaliação do câncer da próstata. Primeiro porque ele lhe dar uma característica importante, que é a consistência da próstata, nenhum outro exame vai lhe dar essa característica de consistência.

Então, o toque retal, mesmo com a tecnologia atual, ainda é o exame que tem maior sensibilidade e especificidade para identificar o câncer.

 

Plantão L12 – Com que idade devemos iniciar a avaliação da próstata doutor?

 

MC - A partir de 40 anos deve se iniciar a avaliação da próstata, caso o paciente tenha histórico familiar de câncer: Um parente, um tio, um avô, ou se ele não conhece o seu histórico familiar que é muito comum, às vezes o avô mora em São Paulo, o tio mora lá em Mato Grosso, ele não conhece, ele não tem contato. Nesse caso ele tem que fazer a partir de 40 anos. Quando o paciente conhece toda a sua família, todo mundo faz avaliação rotineira, vai ao urologista e não há nenhum histórico de câncer de próstata, esse paciente pode começar aos 45, porque ele tem uma tendência menor de apresentar o câncer.

 

Plantão L12 – Considerações finais.

 

MC- Eu só gostaria de agradecer o interesse do L12 em  de enfatizar a importância desse movimento, na verdade mundial, e que, agora no Brasil tem ganhando força. 


 
Tag(s): Câncer, Dr. Mark Wesley G Covas, Instituto de Medicina Especializada (IME), Médico, Novembro Azul, ONGs, Plantão L12, Prevenção, Próstata, Titular da Sociedade Brasileira, Urologia
 
(0) comentário(s)
 
comentários
 
 

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
18.Ago.2019 - Livramento: Amigos e familiares lamentam a morte de "Tota da Oficina"
17.Ago.2019 - Mega-Sena pode pagar R$ 24 milhões neste sábado
17.Ago.2019 - Prevenção ao uso de drogas por gestantes recebe reforço financeiro
16.Ago.2019 - Confira a agenda do IME desta semana
16.Ago.2019 - Missa e procissão celebram o Dia da Padroeira em Livramento
13.Ago.2019 - Colégio Probo inova mais uma vez volta a ter aulas de Xadrez
13.Ago.2019 - Motorista fica ferido após carreta carregada com cimento tombar na BR-030
13.Ago.2019 - Comércio Brumadense alega queda nas vendas após implantação da Área Azul
13.Ago.2019 - GRANDE ANIVERSÁRIO ORTOBOM CONTÍNUA AINDA COM DESCONTOS DE ATÉ 50% EM LIVRAMENTO
12.Ago.2019 - Confira a agenda do IME desta semana
 
 
comentários
 
Colégio Probo inova mais uma vez volta a ter aulas de Xadrez
Olavo De Carvalho
Parabéns pela iniciativa! Livramento mostra sinais de tentar sair da ignorância cultural
 
Guerra entre postos faz preços de gasolina despencar em Jequié
Oli
Amo o CAPITALISMO SELVAGEM, concorrência brutal nos rende bons serviços, bons produtos com variedade...
 
EUA impõem sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela
Oli
Parab?ns ao presidente Trump. ? macho para enfrentar os ditadores que ainda restam no mundo. Ditadores...
 
Barra da Estiva: MP recomenda que prefeitura anule contratações temporárias irregulares
Edivaldo Nascimento
Pois é. O MP deveria recomendar as convocações dos aprovados no ultimo concurso em Livramento, e, rever...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]