Nesta quarta-feira, 20, o Brasil recorda o Dia da Consciência Negra. Para colaborar com a reflexão nesta data, o comandante Geral da Polícia Militar, o coronel Alfredo Braga de Castro, divulgou uma mensagem em sua página oficial no Facebook.
No texto, o Coronel Castro fez questão de lembrar que a Bahia é a estado mais negro do Brasil, sendo que a PMBA assume diretamente essas características, não podendo em hipótese alguma abster-se das as ações que visam valorizar a identidade negra. O Coronel fez questão de alertar seus comandados a assegurar a missão de cada Policial Militar, que é proteger o cidadão, a despeito do seu credo, cor, gênero e posição social, ou seja, com imparcialidade e isenção, seja ela qual for a sua etnia.
Leia a mensagem na íntegra:
Com muito orgulho podemos afirmar que nós, baianos, somos um povo negro. Por isso, hoje, Dia da Consciência Negra, é dia da Bahia se afirmar, se orgulhar e refletir sobre nossa condição enquanto povo negro. Principalmente nós, policiais militares, que lidamos com Direitos Fundamentais, devemos estar atentos para essa nossa grande peculiaridade, que deve estar inserida em nossas ações cidadãs.
Se a Bahia é o estado mais negro do Brasil, sem dúvida a PMBA assume essa característica, e dela deve ter Consciência. Consciência da nossa coragem, consciência do espírito de corpo e de criatividade que o povo negro historicamente demonstra possuir.
Felizmente, o Brasil vem avançando no combate à discriminação racial, um tema significativo para que nós, policiais e bombeiros militares, estejamos atentos. Hoje, todos nós, com firmeza, do soldado menos antigo a este Comandante, devemos afirmar nossa missão: “proteger o cidadão, a despeito do seu credo, cor, gênero e posição social”.
Do L12 Notícias
Contato: sai@l12.com.br