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08.Mai.2017 | 13:28
 
Livramento: Empresas de internet banda larga desrespeitam o consumidor
 

Foto: Reprodução.
 

Do L12 Sudoeste

Constantemente sinal de internet é interrompido e consumidores nem são avisados com antecedência, nem ressarcidos dos prejuízos, conforme prevê Legislação.


As maiores queixas dos consumidores livramentenses e brumadenses hoje estão relacionadas à contratação de serviços de internet banda larga. Em Livramento de Nossa Senhora, os consumidores desse serviço têm tido muitos transtornos, em razão das frequentes interrupções do fornecimento sem nenhum aviso prévio, contrariando resolução da ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, que tem a tarefa de regular os serviços de telecomunicações no país.

Neste último domingo (07), o serviço de internet banda larga em Livramento e Brumado ficou indisponível durante praticamente todo o período diurno, levando muitos usuários  a manifestar suas insatisfações nas redes sociais, como foi o caso do usuário Pedro, que esclareceu que possui uma conexão que fica maior parte do tempo indisponível. Para a usuária Eliene o que vem acontecendo em Livramento representa falta de respeito para com o cliente, que paga pelo serviço.

A reclamação do usuário tem respaldo legal. De acordo com resolução da Anatel “a necessidade de interrupção ou degradação do serviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares deverá ser amplamente comunicada aos assinantes que serão afetados, com antecedência mínima de uma semana, devendo os mesmos terem um desconto na assinatura à razão de 1/30 (um trinta avos) por dia ou fração superior a quatro horas”.

Apesar da Anatel, com base no Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, em seu Artigo 59, exigir das operadoras de internet de banda larga comunicação com antecedência sobre a necessidade de interrupção dos serviços e descontos nos valores da assinatura, essa legislação vem sendo impiedosamente desrespeitada.


A prática desrespeitosa por parte das operadoras de internet em Livramento fere também o Art. 20 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90,  onde regulamenta que “o fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha": O inciso I determina “a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível”; o inciso II “a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos”; e o inciso III  “o abatimento proporcional do preço”.

Isso sem contar que há vários casos em que a velocidade média fornecida, que deve ser pelo menos 80% do que você contratou, não é atendida, o que significa que o consumidor pode está sendo sendo lesado.  

Os usuários de internet podem utilizar os canais da Anatel se tiverem alguma queixa ou dúvida sobre serviços de internet. O número de telefone 1331 recebe reclamações, sugestões e críticas dos usuários de serviços de telecomunicações enquanto o telefone 1332 atende, com a mesma finalidade, exclusivamente pessoas portadoras de deficiência auditiva.


 
(14) comentário(s)
 
comentários
 
Jéssica Menezes escreveu: Isso é verdade! Todo santo dia o sinal cai, palhaçada. Podíamos começar a cobrar pelo prejuízo, porque no final do mês na conta não descontam os inúmeros dias que ficamos sem internet!
09.Mai.2017
 
Ciro Ramon escreveu: As melhores operadoras de Livramento são a Oi velox a cabo e a Vivo 4G. Uso oi a 6 anos e sempre que tem um problema que eles resolvem e abatam da fatura o valor referente ais dias sem internet ou com lentidão. Mas a vivo 4g é melhor pois chega a 50mbps e a oi 5mbps, já a maxxnet é melhor que a portallink no quesito planos e preços. Mesmo assim por limitações da tecnologia que a maxxnet e portallink usa, sempre que chove fica ruim.
09.Mai.2017
 
joao escreveu: Fazem isso pq nao tem concorrência e nós somos obrigados e usar o serviço deles por falta de opção.
08.Mai.2017
 
Usuario inconciente escreveu: USUARIO CONCIENTE aprenda o portugês primeiro antes de falar mal de quem tem razão. isto nao explica a falta constante de internet
08.Mai.2017
 
Valmara Alcantara escreveu: Um absurdo isso eles não respeita o código do consumidor. Tinha que colocar uma multa na empresa.
08.Mai.2017
 
Beto Aliba escreveu: Uma falta de respeito com os consumidores.Se a gente deixar de pagar uns dias eles logo cortam os serviços, e portanto não nos prestam o serviço desejado.Sem falar que quando a gente liga para reclamar algum problema , eles logo colocam no atendimento automático.ai já viu né.
08.Mai.2017
 
Zilda Rego escreveu: A melhora que teve foi aumento no pagamento, e o serviço continua péssimo.
08.Mai.2017
 
Marta Vieira Silva escreveu: É verdade já ando cansada de tanto reclamar,ta precisando de uma concorrente forte pra ver se melhora!
08.Mai.2017
 
Usuário consciente escreveu: Infelizmente a falta de informação leva a crer qud o serviço é parado nos provefores mais para os mal informados as empresas trazem o link de fora que por ventura tem seus problemas lá como aconteceu no último domingo uma fibra qye se rompreu eu uma outra cidade gersndo assim a falta fo serviços, equipes estiveram no local reparando as conexões ai cabe as pessoas verem que é um trabalho demorado em localuzar o rompimento e fazer as fusões que são varias que passam em um cabo pesquisem no YouTube fusão de fibrar para ficarem antenafos
08.Mai.2017
 
Willian escreveu: Custei a acreditar que alguém iria recorrer por direitos em Livramento (rsrs), se tratando ainda de direitos providos no CDC, mas me animo agora ao tomar nota de que a inersia se distancia do povo Livramentense. Que a crítica e repúdio da má-prestação de serviços do fornecimento de banda largar (internet) sirva para demais outras empresas que vem dia pós dia carecendo de respeito para com o consumidor no que se refere ao que é ofertado e não cumprido. Atentem-se ao deveres e obrigações, galera!
08.Mai.2017
 
João batista escreveu: Em se tratando do principal provedor de Livramento, a maxnet não entrega a velocidade contratada durante a maior parte do dia, funcionando como deveria somente de madrugada. Um absurdo é um desrespeito!
08.Mai.2017
 
Victor Vilasboas escreveu: Um verdadeiro absurdo!
08.Mai.2017
 
Bhia Costa escreveu: Tem que pagar sem praticamente sem usar
08.Mai.2017
 
Lenny escreveu: No meu trabalho e em minha casa o sinal muito ruim! Sempre sem conexão nenhuma péssima e o pagamento é feito todo mês.
08.Mai.2017
 
 
 
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comentários
 
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Ana Pires
Venha cá, pois em Livramento não tem o CAPS porque não interna essa doida ou louca sei lá o quê? Acho...
 
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Maria Santos
Tem que internar essa mulher antes que ela faça algo pior.
 
Livramento: Andarilha do turbante vermelho volta a agredir mulheres em via pública
Maria Santos
Colocando a vida das pessoas em risco, as autoridades tem que intervir
 
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Fabrícia Sérgio Diball
Safada, ai na hora que a pessoa pega uma peste dessa e da uma chave de braço aí vai presa . Sem vergonha,...
 
 
 
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