publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
31.Dez.2013 | 23:17
 
Leitor dombasiliense reacende discussão sobre transposição do rio Taquari
 

Para Jose Maria, as águas do rio Brumado que vão para o mar deveriam ser desviadas para a Barragem do Paulo. (Foto: L12 Notícias).
 

O ex-prefeito do município de Dom Basílio e ativista político, José Maria Caíres, em seu blog, publicou um artigo reforçando a ideia de transposição do rio Taquari, para desaguar da Barragem do Paulo, com base em duas matérias do L12 Notícias. No artigo, o ex-alcaide criou as condições para boas análises sobre o tema. Ele lembrou que toda água que corre no rio Brumado, no trecho que compreende o município de Dom Basílio, é oriunda do afluente, o rio Taquari, tendo em vista que as águas originárias do rio Brumado e de todas as demais nascentes que formam a Bacia do Rio Brumado ficam retidas na Barragem Luiz Vieira.  Resumindo, as águas originais do rio Brumado não prosseguem o seu caminho natural, exceto se houver a cheia na barragem. A partir do município de Livramento, todo o percurso do rio Brumado é composto pelas águas do rio Taquari e demais afluentes, até se juntar ao rio das Contas, na região de Brumado, cujo destino final é Itacaré, onde se encontra com o oceano atlântico. O que Jose Maria prega na verdade é uma ação de intervenção, através de uma adutora, para transferir parte dessa água oriunda do Taquari para o leito da Barragem do Paulo, ao invés de deixá-la ir toda para o mar. Um projeto que beneficiaria milhares de habitantes da microrregião, proporcionando mais água para suprir as necessidades, diminuindo os efeitos da seca no período de estiagem, o que poderia consequentemente levar a uma grande produção de empregos que alavancaria a economia, tanto de Dom Basílio, como de Livramento. Confira o teor da recomendação expedida pelo ex-prefeito: 


*Por Jose Maria Caires


ÁGUA VAI PRO MAR  
 

A matéria publicada pelo conceituado site L12, o qual sou assíduo visitante, é importante, pois reforça nossa tese que a TRANSPOSIÇÃO DO TAQUARI para desaguar na Barragem do Paulo é extremamente necessária.
 

Acompanho o L12 e vimos a publicação da matéria da Barragem do Paulo totalmente seca (foto1) e dias depois o mesmo site publica o Rio Brumado cheio de água indo toda para o mar (foto2).
 

Quero solicitar apoio dos editores do L12 para conosco encampar a luta da TRANSPOSIÇÃO JÁ, mostrando a importância dessa obra para os dois Municípios, veja as justificativas:
 

PRIMEIRO: As águas mostradas na foto não são do Rio Brumado, pois a barragem de Rio de Contas está retendo toda água das cabeceiras e nascentes, como o  l12 também apresentou de forma bem clara, inclusive com fotos.

 

SEGUNDO: As águas que estão descendo do Rio Brumado são todas do Taquari, sobra inclusive das lagoas e barragens de Livramento, como a Varzea de Dentro por exemplo.
 

TERCEIRO: hoje a população de Dom Basílio tem buscado implantar lavouras em Ituaçu, Rio de Contas, Jussiape e até nas margens do São Francisco, sabendo que uma agricultura forte em Dom Basílio, impulsiona sobretudo Livramento de Nossa Senhora.
 

Vamos lutar pela transposição, todos ganham.


Fonte: http://www.dombasilio.com/


 
(1) comentário(s)
publicidade
 
comentários
 
 
silverio almeida escreveu: Eu concordo plenamente com José Maria, é muita água desperdiçada que desce o rio Taquari, mas cadê os político para empunhar essa bandeira e tornar realidade esse projeto que iria tirar a barragem do rio do Paulo do sufoco para não acontecer dela ficar totalmente seca como agora, povo de Dom Basílio e Livramento vamos dar força para que isso aconteça!
04.Jan.2014
 
 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
19.Out.2019 - Homem é morto a facada durante briga no Bairro Benito Gama
18.Out.2019 - Projeto de Marquinho Viana que institui 13 de outubro como Dia da Santa Dulce dos Pobres é sancionado
18.Out.2019 - Carro envolvido em acidente na Serra das Almas é retirado de precipício literalmente destruído
18.Out.2019 - Vitória da Conquista: PM conduz sete com maconha, cocaína e LSD
17.Out.2019 - Caminhão danifica rede fibra óptica da Maxxnet no Bairro Polivalente em Livramento
17.Out.2019 - Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica
15.Out.2019 - Livramento: Polícia Militar prende suspeito; apreende drogas e materiais ilícitos
15.Out.2019 - Escolinha União FC realiza seu 5º desfile social no Bairro Taquarí
15.Out.2019 - Acusado de ter matado mulher em Paramirim é preso por ordem judicial
14.Out.2019 - Caminhão com placas de Dom Basílio tomba na rodovia BR-381
 
 
comentários
 
Ônibus do cantor Renan Moreira se envolve em acidente na BA-156
Joao
A imprudência é um fato q vem gerando muitos acidentes, vi em outras fotos o local do acidente percebe...
 
Começa operar o primeiro Estacionamento Solar em Livramento
José Sinval
Srs. Boa tarde, Desculpe-me a ignorância mas, o que vem ser um estacionamento : "solar" ? Pergunto-lhes...
 
Começa operar o primeiro Estacionamento Solar em Livramento
José Sinval
Bom. O sr. Está dizendo que está utilizando uma figura de linguagem chamada de metáfora. Que na na verdade...
 
Livramento comemora 98º aniversário, conheça um pouco sobre a história do município
Edvaldo Alves Da Silva
Muito bom !!
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]