publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
31.Jan.2018 | 10:19
 
Lula mantém liderança em pesquisa; sem petista, Bolsonaro lidera e 4 disputam 2º lugar, aponta Datafolha
 

Foto: Reprodução.
 

Por Pedro Fonseca (Reuters).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança nas intenções de voto para a eleição presidencial de outubro apesar da condenação em segunda instância, enquanto em cenário sem o petista o deputado Jair Bolsonaro (PSC) lidera e até quatro concorrentes disputam o segundo lugar, apontou pesquisa Datafolha nesta quarta-feira.

De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, Lula tem 37 por cento das intenções de voto, contra 16 por cento de Bolsonaro e 7 por cento tanto para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), em um cenário sem a participação de Marina Silva (Rede). Nos demais cenários, a participação de Lula varia entre 34 e 36 por cento, enquanto Bolsonaro aparece com 16 a 18 por cento das intenções de voto.

No entanto, sem a presença de Lula os votos do petista são pulverizados. Nesse caso, Bolsonaro lidera com 18 por cento das intenções de voto, contra 13 por cento da ex-ministra Marina Silva (Rede), 10 por cento de Ciro e 8 por cento tanto para o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido) com para Alckmin, em um dos cenários. Nos demais cenários sem Lula, Bolsonaro aparece com 19 e 20 por cento das intenções de voto.

Lula foi condenado na semana passada pelo Tribunal Regional da 4ª Região a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP). A condenação pode deixar o petista fora da disputa com base na Lei da Ficha Limpa.

Incluído em alguns cenários pelo Datafolha, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), somou apenas 1 por cento das intenções de voto nas situações com Lula como candidato, e vai no máximo a 2 por cento sem o petista.

Outro nome visto como possível candidato do governo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), também aparece com apenas 1 por cento das intenções de voto no cenário em que seu nome foi incluído pelo Datafolha, assim como o presidente Michel Temer (MDB).

Nas simulações para o segundo turno, Lula venceria todos os concorrentes, segundo o Datafolha: 49 a 30 contra Alckmin; 47 a 32 contra Marina; e 49 a 32 contra Bolsonaro.

Sem o ex-presidente, Marina venceria Bolsonaro por 42 a 32, enquanto haveria empate dentro da margem de erro nas disputas Alckmin (35) x Bolsonaro (33) e Alckmin (34) x Ciro (32).

O levantamento apontou, ainda, que o presidente Temer tem o maior índice de rejeição dos eleitores, com 60 por cento, seguido pelo ex-presidente Fernando Collor (PTC), com 44 por cento, por Lula, com 40 por cento, e por Bolsonaro, com rejeição de 29 por cento.

A pesquisa mostrou também que sem Lula no pleito o número de pessoas que declararam que votarão em branco ou nulo chega a 32 por cento no cenário em que Bolsonaro lidera com 20 por cento, um aumento de mais de 10 pontos nesse índice em relação aos cenários com a presença do petista.

O Datafolha entrevistou 2.826 pessoas em 174 municípios entre os dias 29 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.


 
(0) comentário(s)
 
comentários
 

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
17.Ago.2018 - Projeto social de voluntários ensina futebol a crianças de Livramento
16.Ago.2018 - Dom Basílio: Acusado de ser autor de homicídio se apresenta à polícia
16.Ago.2018 - Bolsonaro lidera corrida presidencial com 23%, diz pesquisa
16.Ago.2018 - PGR pede impugnação de candidatura de Lula à Presidência
16.Ago.2018 - Rio de Contas: Homem que estava desaparecido é encontrado morto em montanha
15.Ago.2018 -
14.Ago.2018 - Livramento: Duas pessoas ficam feridas após moto bater em cavalo na região do Mucambo
13.Ago.2018 - Caetité: Chineses sobrevoam mina de ferro e ferrovia
13.Ago.2018 - Moro manda prender ex-executivos da Mendes Júnior para início de cumprimento de pena
12.Ago.2018 -
  • :
 
 
 
comentários
 
Médico cubano que atuava em Livramento morre durante transferência de hospital
Oli
Não tinha nenhum aparelho, exames, para ver a sua condição nesta UPA? Já vi que realmente estamos entregue...
 
Elisabete De Fátima Rego Sousa Alves
Eu não entendo porque se faz uma mega promoção dessa magnitude e deixa as pessoas do lado de fora .
 
Comerciante que sofreu acidente automobilístico Luciano Correia não resiste e morre
Adriano
infelizmente as pessoas se deixam levar pelo conforto, sao muitos q faz ultrapassagem em local proibido!...
 
Novas informações sobre homicídio em Dom Basílio
Ricardo Neves
Mais um crime ocorrido devido à lentidão, a morosidade, a ineficiência da Justiça Brasileira, principalmente...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2018. Todos os direitos reservados.
 [email protected]