publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
29.Jan.2014 | 08:33
 
Brasil assina acordo com Cuba para desenvolver remédios contra o câncer
 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se reúne em Cuba com profissionais que irão participar da terceira fase do programa Mais Médicos (Foto: Divulgação / Ministério da Saúde)
 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta segunda-feira (27) carta que estabelece parceria bilateral entre Brasil e Cuba para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer e doenças autoimunes, segundo informou o Blog do Planalto nesta terça (28). Padilha está no país caribenho acompanhando a presidente Dilma Rousseff na 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac).
 

Segundo o blog, vinculado à Presidência da República, o acordo permite que empresas brasileiras e cubanas desenvolvam "conjuntamente" processos de desenvolvimento para novos medicamentos. Em nota, o governo federal informou que o texto prevê ainda a redução no custo desses medicamentos e produtos, além de "estímulo à inovação tecnológica" no Brasil. Padilha, contudo, não especificou durante a assinatura do acordo quais tipos de câncer serão tratados pelos remédios desenvolvidos por meio da parceria.

A assinatura do documento entre os ministérios da Saúde dos dois países e o Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica (BioCubaFarma), explicou o governo, se dá no âmbito do Comitê Gestor Binacional (CGB), criado em 2011. O colegiado é responsável por coordenar, monitorar e priorizar os projetos de desenvolvimento conjunto, desde as etapas iniciais de pesquisa até a possibilidade de produção em ambos os países.

Mais Médicos


A parceria bilateral foi firmada durante encontro do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com médicos cubanos que irão participar do terceiro ciclo do programa Mais Médicos. A nova leva de profissionais da ilha caribenha começa a desembarcar nesta terça no Brasil.
 

Segundo o Ministério da Saúde, os 2.891 médicos que atuarão na nova fase da iniciativa federal irão cursar o módulo de acolhimento e avaliação do programa antes de serem encaminhados aos municípios da periferia de grandes cidades e do interior do país.

Remédios para testes clínicos


O Ministério da Saúde informou também a assinatura de termo de compromisso para a construção, manutenção e desenvolvimento de uma fábrica na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM), em Cuba, para a produção de medicamentos.
 

Esse projeto, ressaltou o Executivo federal, vai utilizar capacidades tecnológicas tanto do Brasil quanto de Cuba, focando na produção de medicamentos para testes clínicos.
 

Segundo o ministério, Cuba contribuirá com produtos, conhecimento tecnológico, recursos humanos, condução de ensaios clínicos e certificação da instalação produtiva. Enquanto isso, uma empresa privada brasileira entrará com o desenvolvimento da infraestrutura e a construção da fábrica. A planta será utilizada para o fornecimento de produtos para uso em estudos clínicos no Brasil e em Cuba.

Em nota, o "Blog do Planalto" informou que a zona especial permitirá que empresas estrangeiras e brasileiras tenham incentivos legais, tributários e fiscais para produzir em território cubano. Informações do G1


 
(1) comentário(s)
 
comentários
 
 
izail arnaldo escreveu: Desde quando Cuba tem laboratório de pesquisa para produzir qualquer medicamento contra o câncer????? HUGO CHAVES que o diga!!!!
29.Jan.2014
 
 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
19.Out.2019 - Homem é morto a facada durante briga no Bairro Benito Gama
18.Out.2019 - Projeto de Marquinho Viana que institui 13 de outubro como Dia da Santa Dulce dos Pobres é sancionado
18.Out.2019 - Carro envolvido em acidente na Serra das Almas é retirado de precipício literalmente destruído
18.Out.2019 - Vitória da Conquista: PM conduz sete com maconha, cocaína e LSD
17.Out.2019 - Caminhão danifica rede fibra óptica da Maxxnet no Bairro Polivalente em Livramento
17.Out.2019 - Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica
15.Out.2019 - Livramento: Polícia Militar prende suspeito; apreende drogas e materiais ilícitos
15.Out.2019 - Escolinha União FC realiza seu 5º desfile social no Bairro Taquarí
15.Out.2019 - Acusado de ter matado mulher em Paramirim é preso por ordem judicial
14.Out.2019 - Caminhão com placas de Dom Basílio tomba na rodovia BR-381
 
 
comentários
 
Ônibus do cantor Renan Moreira se envolve em acidente na BA-156
Joao
A imprudência é um fato q vem gerando muitos acidentes, vi em outras fotos o local do acidente percebe...
 
Começa operar o primeiro Estacionamento Solar em Livramento
José Sinval
Srs. Boa tarde, Desculpe-me a ignorância mas, o que vem ser um estacionamento : "solar" ? Pergunto-lhes...
 
Começa operar o primeiro Estacionamento Solar em Livramento
José Sinval
Bom. O sr. Está dizendo que está utilizando uma figura de linguagem chamada de metáfora. Que na na verdade...
 
Livramento comemora 98º aniversário, conheça um pouco sobre a história do município
Edvaldo Alves Da Silva
Muito bom !!
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]