"O Ser Profissional de Educação" foi o tema da Jornada Pedagógica iniciada nesta quarta-feira (29), realizada pela Secretaria Municipal de Educação, durante toda esta manhã, no Clube de Campo Caiçara. O evento, que prossegue até sexta-feira (31), tem como objetivo promover um espaço de trabalho coletivo em que educadores e educadoras dialogam sobre as práticas cotidianas da escola.
Este ano a jornada contou com a palestra "A arte de Ensinar" ministrada pelo professor Uberdan Cardoso Santos, de Aratuipe, e atualmente morando e trabalhando em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo sul da Bahia. Uberdan afirmou que os professores precisam voltar a ensinar "por prazer" relatando que atualmente o que se ver é o trabalhador do conhecimento (docente) em sala de aula quase que obrigado a estar ali; e o aluno (discente) com seu corpo também na sala de aula, mas com a mente em outro lugar porque o ambiente escolar não lhe provoca nenhuma atração ou interesse de estar ali.
"Quando nem o professor e nem o aluno compartilham o mesmo objetivo que é o ensinar e o aprender, a sala de aula se transforma muito mais em uma tortura que em prazer para ambos. Isto ocorre por muitos fatores, mas o principal é a falta de interatividade mais pessoal e de mais diálogo para que professor e aluno se conheçam, e compartilhem entre si o interesse de ensinar e o de aprendizagem", disse em sua palestra que ele afirmou ser provocativa para despertar questionamentos dos presentes.
De acordo com a programação a jornada foi iniciada com credenciamento dos participantes, composição de mesa, informes da secretaria, palestra e, no encerramento, a secretária Wanda Cardoso Meira e o Diretor Pedagógico Alexirley Ramos fizeram uma apresentação resumida do Plano Municipal de Educação 2013/2023 já aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito.
No mesmo evento, também, foi divulgado o calendário escolar do ano letivo 2014, conforme portaria de nº 72/2013 e que terá início a partir de 03 de fevereiro. Neste novo ano letivo o calendário sofre algumas modificações, em virtude da Lei Geral da Copa, cujo artigo principal voltado para a educação (art. 64) determina que “os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol”.
Neste sentido, Wanda Cardoso pediu empenho de todos os professores da rede municipal de ensino para que se cumpram rigorosamente todas as datas e o organograma de trabalho, atentando para as alterações que possam ocorrer devido aos feriados ou pontos facultativos em função da realização dos jogos envolvendo a seleção brasileira de futebol.
A nova jornada pedagógica de Livramento de Nossa Senhora teve como membros da Mesa de autoridades a própria secretária de Educação Wanda Cardoso, o presidente da Câmara Municipal, João Amorim e os vereadores Paulo Lessa e Joaquim Kinka; o secretário de Administração, Ginaldo Luz, o coordenador municipal de Cultura Yonélio Sayd, e a representante do SPEL-Sindicato Silvia Letícia Conceição Pequeno.