publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
01.Fev.2014 | 14:43
 
'Amor à Vida' chega ao fim cheia de erros jurídicos. Veja 5
 

Foto: Reprodução/TV Globo
 

Novela é uma obra de ficção, tudo bem. Mas, quando se propõe a ser realista, espera-se verossimilhança dela. E não é o que aconteceu em Amor à Vida – ao menos, do ponto de vista do advogado Alexandre de Almeida Gonçalves, do escritório Almeida Gonçalves & Advogados Associados.

Ele, que jura ter acompanhado a trama de Walcyr Carrasco, ficou incomodado com a série de erros jurídicos levados ao ar ao longo dos 220 capítulos do folhetim e decidiu fazer um levantamento mostrando o que aconteceria de fato em cada caso escabroso, na vida real.

“A intenção é fazer as pessoas tomarem cuidado com o que veem na novela, que pode fazer você pensar que tem certos direitos, quando na verdade não tem, e acabar sofrendo consequências graves”, diz Gonçalves.

 

Entre as falhas citadas por ele, está a sequência em que o advogado Rafael (Rainer Cadete) vai preso por beijar Linda (Bruna Linzmeyer), que é autista. Mesmo com o consentimento da garota, Rafael foi detido por sedução de incapaz.

Outro caso é a condenação de Atílio (Luis Melo) por bigamia, por se casar com Márcia (Elizabeth Savalla) mesmo já sendo marido de Vega (Christiane Tricerri), e apesar de ter perdido a memória em um acidente de carro.

 

No entanto, o que mais foge da realidade, na opinião do advogado, é o fato de Félix (Mateus Solano) ser tratado como alguém que abandonou um incapaz, por ter deixado a então recém-nascida sobrinha, Paulinha (Klara Castanho), em uma caçamba de lixo em plena madrugada. “Qualquer juiz do mundo, qualquer júri do mundo, qualquer pessoa vai ter a plena noção de que, quando um cara pega um bebê recém-nascido e o abandona no meio da madrugada, no frio, dentro de uma caçamba de lixo, não é abandono de incapaz, e sim tentativa de homicídio qualificada”, diz Alexandre.
 
Novela
 
No primeiro capítulo da novela, Félix (Mateus Solano) abandona a sobrinha Paulinha (Klara Castanho), ainda recém-nascida, em uma caçamba de lixo, em plena madrugada. Assim que o vilão é desmascarado, ele é acusado pela família de ter abandonado um incapaz. A sua sorte foi o crime já ter prescrito. 
 
Realidade
 
O que Félix cometeu na realidade é considerado nos termos jurídicos como tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, meio insidioso e cruel, sem possibilidade de defesa da vítima. Ou seja, largar um bebê com poucos minutos de vida, e ainda sujo de sangue, em um bairro perigoso, durante uma madrugada fria, é uma forma de deixá-lo morrer indiretamente. Além disso, casos de tentativa de homicídio dolosa e qualificada só são considerados prescritos vinte anos após o ocorrido. Na trama, Paulinha tinha 13 anos quando o vilão confessou o crime. Santo erro para salvar Félix.
 
 
Novela

Ao dscobrir que o marido perdeu a memória e se casou com outra mulher, Vega bloqueia todos os bens de Atílio, sob o pretexto de preservar o patrimônio do casal até a partilha. No entanto, mesmo após o médico ter recuperado a memória e o cargo no hospital San Magno e Vega ter desistido do divórcio, os bens de Atílio seguem bloqueados, inclusive seu salário de alto executivo, que é administrado pela esposa. Para resolver a situação, ele decide abandonar o patrimônio e emprego para poder com Márcia, vendendo cachorro-quente na Rua 25 de março, em São Paulo. No final das contas, Vega concorda com o divórcio amigável.

Realidade

A liminar aberta por Vega para bloquear os bens do casal no início do processo de divórcio, com a alegação de que o transtorno mental de Atílio poderia fazer com que ele dilapidasse o patrimônio do casal, faz sentido. No entanto, não existe a possibilidade de eternizar essa liminar, muito menos depois que há uma reconciliação e a ação de divórcio perde o objeto. O que aconteceria com Atílio, no máximo, seria ele ter de pagar uma pensão à Vega, mas a maior parte de seu salário jamais seria bloqueada pela esposa no processo.

Fonte: Veja Online
 

 

 
(2) comentário(s)
 
comentários
 
 
Marianna Vespúcio escreveu: Esqueceu o acidente que Maciel, motorista dos Khoury provocou a mando de Félix e que tirou a memória do Atílio, acho que esqueceram '-'
02.Fev.2014
 
paulo santos escreveu: Realmente walcir carrasco cagou nessa novela.
01.Fev.2014
 
 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
21.Nov.2019 - Clínica IME: Laparoscopia oferece várias vantagens face às técnicas cirúrgicas
21.Nov.2019 - Galvão Bueno passa mal, é operado às pressas em Lima e não narrará final da Libertadores
21.Nov.2019 - BLACK FRIDAY: ÓTICAS SOL OFERECE ATÉ 50% DE DESCONTO
20.Nov.2019 - Livramento: Time do Kinka sai na frente no primeiro jogo da final do Cinquentinha
20.Nov.2019 - Artilheiro do River coloca final da Libertadores com Flamengo ‘mais difícil do que com o Boca'
19.Nov.2019 - Desembargadores e juízes são alvos de operação da PF na Bahia
18.Nov.2019 - FEIRÃO DE COLCHÕES ORTOBOM TEM DESCONTOS DE ATÉ 40% EM LIVRAMENTO
16.Nov.2019 - China coloca US$ 100 bilhões à disposição do governo Bolsonaro após encontro dos Brics
16.Nov.2019 - Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca
16.Nov.2019 - Incidência de raios e trovões devem atingir a região nas próximas 24 horas
 
 
comentários
 
Desembargadores e juízes são alvos de operação da PF na Bahia
José Sinval
Os políticos de livramento, devem ficarem com as barbas de molho. Sinval
 
China coloca US$ 100 bilhões à disposição do governo Bolsonaro após encontro dos Brics
José Sinval
Bom. Eu acho que não deve confiar nessa informação. Pq em viagem pelo oriente médio ele disse tb que...
 
Lula é solto da sede da PF em Curitiba
José Sinval
A justiça tarda mas não falha. Parabéns presidente Lula. Bem vindo a vida normal Sinval
 
Defesa de Lula pede para ex-presidente deixar prisão após decisão do STF
José Sinval
Agora sim. A justiça foi feito. Que se danem os bozonaristas de plantão. Sinval
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]