publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
14.Jul.2019 | 21:40
 
Faraó do Sertão, Zio Machado, completaria 100 anos nesta segunda
 

Foto: Reprodução.
 

Nesta segunda-feira (15), é celebrado o centenário de Francisco Tanajura Machado, conhecido como Seu Zio ou ainda Faraó do Sertão. O ex-comerciante e fazendeiro ficou famoso por ter construído um túmulo faraônico no sertão baiano, em Livramento de Nossa Senhora (BA).

Com mais de 20 mil quilos de cristais, a construção mede 25 metros de altura e tem vários andares decorados com pedras, fotos e documentos sobre a família e a região. O imponente mausoléu é situado no Cemitério Municipal de Livramento.

Por seu desejo, ele foi mumificado e enterrado em pé no subsolo do monumento, logo após o seu falecimento em 31 de janeiro de 2017. “Estou fazendo para a posteridade. Para que a nossa civilização atual seja lembrada daqui a milhares e milhares de anos”, declarou Seu Zio sobre a construção, em matéria do Fantástico, em 2011.

Nascido em 15 de julho de 1919, filho de Alfredo de Souza Machado e Ester Bela Tanajura Machado, ele foi tropeiro, comerciante, caminhoneiro, vereador, vendedor de pedras preciosas e fazendeiro. Cresceu trabalhando na lavoura do pai, como cortador de cana, carreiro e agricultor.

Aos 21 anos, ganhou o mundo. Foi trabalhar como tropeiro, comerciante ambulante e garimpeiro em diversas regiões do país. Vendia esteira de palha, fumo, mudas de coco, artesanato, cereais, dentre outras coisas.

Depois, em 1944, retornou a Livramento, onde continuou trabalhando no comércio. Em 1947, montou a “Loja do Compadre”, vendendo tecidos, louças, vidros, brinquedos, roupas, artigos de armarinho e outros artefatos. Também se dedicou ao minério e à pesquisa sobre as riquezas minerais da região, como cristal de rocha, cobre, ferro e manganês.

Em 1949, casou-se com a sua prima Maria do Carmo Tanajura, com quem teve 11 filhos, 18 netos e 6 bisnetos. Em 2009, eles completaram Bodas de Diamante pelos seus 60 anos de casamento. Os dois viveram juntos até o seu falecimento.

Participante ativo da vida política, social e cultural da cidade, Zio Machado fundou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Livramento. Foi também vereador, secretário da Câmara Municipal, delegado de polícia, adjunto do promotor de justiça, dentre outros cargos.

Ajudou ainda a fundar diversas organizações sociais e políticas, como a Sociedade dos Trabalhadores de Livramento e o Clube de Campo Caiçara. Foi membro influente da Maçonaria, auxiliando na construção de unidades da Loja Maçônica na região e chegando ao cargo de Venerável Mestre. Por sua atuação, foi homenageado com a Comenda 2 de Julho pela Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia.

Também valorizava a educação. Colaborou na criação do Colégio João Villas-Boas, onde veio a estudar o Curso Básico e, não satisfeito, formou-se em Contabilidade, por correspondência. Chegou a publicar dois livros, “Você quer ser feliz?”, com conselhos sobre a vida, e “Minhas andanças”, em que conta um pouco sobre a história da sua vida.

​Além da sepultura para a família no subsolo, a torre tem seis pisos superiores com fotos e documentos históricos da família e do município, arquivos de moedas brasileiras antigas desde a época do Brasil colonial, imagens de santos e outros ícones religiosos, espaço para meditação e mirante. Do alto, é possível ver a cidade e as serras que circundam o município.


 
(2) comentário(s)
publicidade
 
comentários
 
Antonio Pereira Silva escreveu: Li a reportagem sobre o centenário de "Seu Zio" com o peito apertado e muito emocionado. Vieram a minha mente muitas lembranças da minha infância relacionadas a ele, como por exemplo, o anúncio, no alto-falante da cidade da "Loja do Compadre", as compras que meu pai fazia, sempre para "pagar depois" nesse estabelecimento comercial e o modo sempre gentil e educado com que ele tratava as pessoas, independentemente de quem fosse.
18.Jul.2019
 
JOSE MARIA ALVES CAIRES escreveu: Bela reportagem, conheci o Compadre e tinha por ele uma grande admiração, foi um ícone da cidade e da regiao.
18.Jul.2019
 
 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
18.Ago.2019 - Livramento: Amigos e familiares lamentam a morte de "Tota da Oficina"
17.Ago.2019 - Mega-Sena pode pagar R$ 24 milhões neste sábado
17.Ago.2019 - Prevenção ao uso de drogas por gestantes recebe reforço financeiro
16.Ago.2019 - Confira a agenda do IME desta semana
16.Ago.2019 - Missa e procissão celebram o Dia da Padroeira em Livramento
13.Ago.2019 - Colégio Probo inova mais uma vez volta a ter aulas de Xadrez
13.Ago.2019 - Motorista fica ferido após carreta carregada com cimento tombar na BR-030
13.Ago.2019 - Comércio Brumadense alega queda nas vendas após implantação da Área Azul
13.Ago.2019 - GRANDE ANIVERSÁRIO ORTOBOM CONTÍNUA AINDA COM DESCONTOS DE ATÉ 50% EM LIVRAMENTO
12.Ago.2019 - Confira a agenda do IME desta semana
 
 
comentários
 
Colégio Probo inova mais uma vez volta a ter aulas de Xadrez
Olavo De Carvalho
Parabéns pela iniciativa! Livramento mostra sinais de tentar sair da ignorância cultural
 
Guerra entre postos faz preços de gasolina despencar em Jequié
Oli
Amo o CAPITALISMO SELVAGEM, concorrência brutal nos rende bons serviços, bons produtos com variedade...
 
EUA impõem sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela
Oli
Parab?ns ao presidente Trump. ? macho para enfrentar os ditadores que ainda restam no mundo. Ditadores...
 
Barra da Estiva: MP recomenda que prefeitura anule contratações temporárias irregulares
Edivaldo Nascimento
Pois é. O MP deveria recomendar as convocações dos aprovados no ultimo concurso em Livramento, e, rever...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]