publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
13.Ago.2019 | 18:58
 
Colégio Probo inova mais uma vez volta a ter aulas de Xadrez
 

Na direita, alunos do colégio Probo analisam partida para melhora da habilidade da autonomia. Na esquerda, alunos do ensino fundamental e do médio do colégio Probo se enfrentam em partidas de Xadrez.
 

Por Clériston Gama.

O jogo xadrez é um jogo milenar onde dois exércitos fictícios se enfrentam num tabuleiro de 64 casas. O jogo é reconhecido como esporte da mente pela Associação Internacional de Esportes da Mente. Para se ter ideia da complexidade do jogo para apenas o primeiro lance de ambos os jogadores existem exatamente 400 possibilidades diferentes de fazê-lo, para uma partida de 40 lances o número é estimado em 10^43, (ou 10 seguido de 42 zeros!) como calculado por Shanon em 1950.

O jogo xadrez é um jogo de estratégia e a introdução de jogos no ensino é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN’s) (BRASIL, 1998). Em países como a Armênia e a Romênia o xadrez é disciplina obrigatória, sendo neste último o equivalente a 33% da nota de matemática. O jogo de xadrez, juntamente com a música e a matemática é uma das únicas áreas da atividade humana até então que se conhecem casos de crianças prodígio ou gênios natos. Pois estes campos não exigem muita experiência, mas sim alto grau de poder intelectual.

Um estudo da Universidade de Hong Kong, provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. Um outro estudo do professor Peter Dauvergne que também é mestre enxadrista, concluiu que o xadrez pode aumentar o QI das crianças, aumentar as habilidades para solucionar problemas, aumentar a memória e estimular o pensamento criativo. Outro estudo de dois anos realizado nos Estados Unidos pelo mestre enxadrista Stuart Marguilies concluiu que o aprendizado de xadrez melhorou os resultados de provas realizadas pelas crianças do ensino fundamental, além de melhorar o desempenho na leitura. (Baford, 2011).



As aulas de xadrez de primeiro mundo são voltadas como atividade lúdica e principalmente para desenvolvimento das habilidades cognitivas. Os alunos têm aulas práticas e teóricas, com atividades de apostila própria e com o uso das tecnologias digitais ou não. São feitas ainda avaliações bimestrais, como controle de qualidade e garantia do desenvolvimento das habilidades cognitivas. Existe ainda o treinamento voltado ao desenvolvimento do psicológico com o uso de relógio de xadrez (temporizadores) em que os estudantes devem encontrar o melhor lance num determinado tempo, melhorando a capacidade deles tomarem decisão quando estão sob pressão do tempo, além de lidar melhor com isso e fazer com que o raciocínio dos mesmos seja mais rápido. Aplicação esta, feita para estudantes do curso pré-vestibular do Probo e para os alunos do ensino médio pré-vestibulandos.

Nas aulas também são feitas análises de partidas de xadrez famosas ou de grandes mestres pois como afirma Afred Binet, criador do teste de Qi. Ele foi o primeiro a conduzir estudos psicológicos sobre o xadrez, investigando por meio da psicometria as facilidades cognitivas apresentadas pelos mestres de xadrez que disputavam partidas simultâneas às cegas. Binet concluiu que a memória era apenas um dos elementos na cadeia cognitiva de todo o processo. Posteriormente concluiu-se que conhecimento, imaginação e memória eram elementos essenciais no processo cognitivo das mentes dos grandes mestres. (Filguth, 2007). Coincidentemente ou não entre os 10 maiores Qis da história estão dois grandes jogadores de xadrez: o russo Garry Kasparov e húngara Judit Polgár, com respectivamente 194 e 170 pontos.

O professor que foi campeão da I da Copa de Xadrez em Livramento e Vice-Campeão nos Jogos Escolares da Bahia - 2008 em Salvador. Ganhou premiações como melhor do interior e melhor estudante universitário entre outros, além de representar a sua Universidade e a Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros disputado em Goiânia em 2013. O professor que chegou a fazer um curso de arbitragem atou também como professor substituto de xadrez em dois colégios privados de Salvador. Em poucos menos de 4 meses de trabalho no Colégio Probo já existiam relatos de melhora no comportamento dos estudantes, no desempenho escolar e nas habilidades cognitivas de alunos desde o ensino fundamental ao nível médio, tanto de alunos tradicionais como aqueles mais hiperativos ou com déficit de atenção.

As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras com aulas de uma hora de duração. Turmas de 14 às 17hs. Todos os alunos do colégio Probo, curso de inglês do Wizard ou do curso pré-vestibular do Probo podem ter acesso as aulas de Xadrez gratuitamente. Consulte a escola para maiores informações e venha conhecer esta poderosa ferramenta pedagógica utilizada pelos países de primeiro mundo e nas melhores escolas do Brasil.

 

 

 

 
(1) comentário(s)
 
comentários
 
Olavo de Carvalho escreveu: Parabéns pela iniciativa! Livramento mostra sinais de tentar sair da ignorância cultural
14.Ago.2019
 
 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
18.Ago.2019 - Livramento: Amigos e familiares lamentam a morte de "Tota da Oficina"
17.Ago.2019 - Mega-Sena pode pagar R$ 24 milhões neste sábado
17.Ago.2019 - Prevenção ao uso de drogas por gestantes recebe reforço financeiro
16.Ago.2019 - Confira a agenda do IME desta semana
16.Ago.2019 - Missa e procissão celebram o Dia da Padroeira em Livramento
13.Ago.2019 - Motorista fica ferido após carreta carregada com cimento tombar na BR-030
13.Ago.2019 - Comércio Brumadense alega queda nas vendas após implantação da Área Azul
13.Ago.2019 - GRANDE ANIVERSÁRIO ORTOBOM CONTÍNUA AINDA COM DESCONTOS DE ATÉ 50% EM LIVRAMENTO
12.Ago.2019 - Confira a agenda do IME desta semana
10.Ago.2019 - Guerra entre postos faz preços de gasolina despencar em Jequié
 
 
comentários
 
Colégio Probo inova mais uma vez volta a ter aulas de Xadrez
Olavo De Carvalho
Parabéns pela iniciativa! Livramento mostra sinais de tentar sair da ignorância cultural
 
Guerra entre postos faz preços de gasolina despencar em Jequié
Oli
Amo o CAPITALISMO SELVAGEM, concorrência brutal nos rende bons serviços, bons produtos com variedade...
 
EUA impõem sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela
Oli
Parab?ns ao presidente Trump. ? macho para enfrentar os ditadores que ainda restam no mundo. Ditadores...
 
Barra da Estiva: MP recomenda que prefeitura anule contratações temporárias irregulares
Edivaldo Nascimento
Pois é. O MP deveria recomendar as convocações dos aprovados no ultimo concurso em Livramento, e, rever...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]