publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
06.Out.2019 | 16:37
 
Livramento comemora 98º aniversário, conheça um pouco sobre a história do município
 

 

Você conhece a história do município? Hoje, 98 anos depois,  vamos contar um pouco de como tudo começou.

Lá em meados do século XVII, desbravadores do período colonial, os bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas se embrenhavam pelas montanhas da nossa região, destruindo matas virgens, aniquilando e escravizando negros e índios, dando origem à formação de pequenos povoados. Seduzidos pela fertilidade das terras, suas reservas de ouro e diamantes aqui se fixaram, de início na  "Aldeia de Mato Grosso", até a presente data distrito de Rio de Contas.

Mas a busca incessante pelo ouro fez com que os aventureiros migrassem rio abaixo (rio Brumado), após a descoberta de grande jazida de ouro na região, onde é hoje o Passa Quatro.

Aqui formou em 1715 um dos primeiros assentamentos humanos (atual bairro Tomba), aos arredores de uma capela de pau-a-pique construída pelos padres jesuítas em devoção  Nossa Senhora do Livramento, seguindo tradição portuguesa. Além do Tomba, por questão de logística no processo de exploração do ouro no Passa Quatro e manejo da agricultura, dois novos assentamentos surgiram às margens do rio Brumado: Rua-do-Areião e Rua-do-Fogo, onde foi construída a capela de São João Batista.

Em meados de 1724  foi criada a "Vila de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio das Contas", pelo coronel Pedro Barbosa Leal, primeira denominação oficial de Livramento. No ano posterior entra em cena a Estrada Real, estreita via de pedra construída pelos escravos, nos dias atuais transformada em rota turística. A estrada foi usada para a evacuação das nossas riquezas até a Vila de Jacobina, posteriormente para Salvador e, finalmente para Portugal.

Por consequência de um surto de febre provocado pelas inundações do rio, em 1746, Vila de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio das Contas teve de ser transferida para um local mais alto, que reunia requisitos adequados à saúde pública. O local escolhido foi Pouso dos Crioulos, atual Rio de Contas. na época passou a ser dominada Vila Nova de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas. Por conta da crise Livramento passou a se chamar Villa Velha, tendo de enfrentar decadência econômica por conta da estagnação da produção do ouro e populacional.

Segundo relatos históricos, Livramento voltou a respirar em 1770 através de Joaquim Pereira de Castro, que casou-se com Francisca Joaquina de Jesus, filha de uma índia nativa da Tapera, comunidade de Villa Velha. O casal passou a residir no Engenho, na região do Bairro Recreio. Detentor de muitas propriedades de terras em Villa Velha, tornou bem-sucedido. Na mesma época, outras famílias foram se estabelecendo em Villa Velha: Meira, Tanajura, Vilas-Boas, Matias, Bitencourt, Guimarães, Machado, Spínola, Alcântara, Rêgo, Lima, Cambuí, Fernandes e outras. São famílias que fizeram e ainda fazem a história da cidade.

Com o passar do tempo Villa Velha mudou sua identidade para "Vila Nova do Brumado", em alusão ao rio Brumado, mas a primeira tentativa de emancipação fracassou. Finalmente  em 26 de julho de 1921, pela Lei Estadual n.º 1.496, o distrito de Villa Velha foi desmembrado do município de Minas do Rio de Contas, emancipando-se. Em meados de setembro de 1921 ocorreu a primeira eleição municipal, que elegeu Ursino de Sousa Meira Júnior como intendente.  Em 6 de outubro de 1921 o primeiro gestor do município tomou posse, assim proclamando independencia política.

Mas ideia de homenagear o rio Brumado parecia inquietar os líderes comunitários e, mais uma vez, a então Villa Velha foi oficialmente denominada de "Livramento do Brumado", por força de Lei Estadual n.º 131 de 31 de dezembro 1943. Em 14 de maio de 1966, o município passou a se chamar Livramento de Nossa Senhora, por força de Lei Estadual n.º 2.325, assinada pelo Governador do Estado Lomanto Júnior. Mas a nível Federal até a presente data a Lei não foi regulamentada e a identidade do município continua Livramento do Brumado e Livramento de Nossa Senhora. 

Autor: Marcos Santos
Cabo da Polícia Militar do Estado da Bahia
Graduando em Jornalismo pela Univesidade Estácio de Sá
Referências: Acervo Histórico do Município

 


 
(1) comentário(s)
publicidade
 
comentários
 
Edvaldo Alves da silva escreveu: Muito bom !!
14.Out.2019
 
 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
19.Out.2019 - Homem é morto a facada durante briga no Bairro Benito Gama
18.Out.2019 - Projeto de Marquinho Viana que institui 13 de outubro como Dia da Santa Dulce dos Pobres é sancionado
18.Out.2019 - Carro envolvido em acidente na Serra das Almas é retirado de precipício literalmente destruído
18.Out.2019 - Vitória da Conquista: PM conduz sete com maconha, cocaína e LSD
17.Out.2019 - Caminhão danifica rede fibra óptica da Maxxnet no Bairro Polivalente em Livramento
17.Out.2019 - Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica
15.Out.2019 - Livramento: Polícia Militar prende suspeito; apreende drogas e materiais ilícitos
15.Out.2019 - Escolinha União FC realiza seu 5º desfile social no Bairro Taquarí
15.Out.2019 - Acusado de ter matado mulher em Paramirim é preso por ordem judicial
14.Out.2019 - Caminhão com placas de Dom Basílio tomba na rodovia BR-381
 
 
comentários
 
Ônibus do cantor Renan Moreira se envolve em acidente na BA-156
Joao
A imprudência é um fato q vem gerando muitos acidentes, vi em outras fotos o local do acidente percebe...
 
Começa operar o primeiro Estacionamento Solar em Livramento
José Sinval
Srs. Boa tarde, Desculpe-me a ignorância mas, o que vem ser um estacionamento : "solar" ? Pergunto-lhes...
 
Começa operar o primeiro Estacionamento Solar em Livramento
José Sinval
Bom. O sr. Está dizendo que está utilizando uma figura de linguagem chamada de metáfora. Que na na verdade...
 
Livramento comemora 98º aniversário, conheça um pouco sobre a história do município
Edvaldo Alves Da Silva
Muito bom !!
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2019. Todos os direitos reservados.
 [email protected]