Do L12 Sudoeste
Um objeto luminoso foi visto na noite desta segunda-feira (23) nos céus de várias cidades do Nordeste Brasileiro. O objeto desconhecido despertou a curiosidade de populares, que registraram o fenômeno e divulgaram nas redes sociais. Mas não demorou muito até que o grande mistério fosse revaldo.
Do outro lado do planeta, na China, acontecia uma das mais importantes missões científico e tecnológico dos ultimos 45 anos. O lançamento da espaçonave LONG MARCH 5 levando a sonda Chang'e 4 aconteceu às 17h:30 no horário de Brasilia e 4h:30 no horário Chinês.
O objetivo do ambicioso da Agência Espacial Chinesa é pousar a sonda no Oceanus Procellarum, ou Oceano das Tempestades, na Lua, onde ela vai tirar 2kg de amostras de rochas lunares e trazer para a terra.
É bem rápida a missão. A sonda trazendo as amostras pousará na terra já no dia 17 de dezembro.
Durante o processo de subida ao espaço o LONG MARCH 5 queimava toneladas de hidrogênio líquido com oxigênio puro. A finalidade era escapar do campo gravitacional da terra, o que resultou na aparição de uma explosão brilhante nos céus aqui do Brasil.
A china espera montar uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.
De acordo com a Agência Espacial Chinesa, o lançamento da Missão Chang'e 4 ocorreu com sucesso.