publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
18.Mar.2021 | 15:53
 
Taxa alta de ocupação nos leitos de UTI Covid na Unacon de Caetité é preocupante
 

Foto: Reprodução.
 

A taxa de ocupação dos novos leitos para tratamento da Covid-19, criados no Hospital Oncológico de Caetité (Unacon) e no Hospital Geral de Guanambi (HGG), vem crescendo dia após dia desde a inauguração no fim da semana. Em Caetité já está em funcionamento dos 20 leitos clínicos e os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já são onze pacientes nos leitos clínicos (55%) e seis pacientes na UTI (60%). Já no HGG, 4 dos 8 leitos clínicos estão ocupados (50%) e todos os quatro leitos de UTI estão com pacientes (100%). A unidade de saúde deve abrir mais 10 leitos clínicos e mais 6 leitos de UTI nos próximos dias. (Fonte: Agência Sertão).


 
(0) comentário(s)
publicidade
18.Mar.2021 | 15:37
 
Ibitira: Homem de 44 anos morre afogado em Lagoa
 

 

Um homem de 44 anos morreu afogado em uma lagoa conhecida por "Lagoa dos Macacos", no distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. Conforme informações, a vítima identificada por Valdivino de Jesus Correia teria mergulhado no lago, quando se afogou. Uma equipe da polícia militar de Ibitira foi acionada, quando chegou no local constatatou a veracidade dos fatos. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para fazer a remoção do corpo, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, cidade que fica a cerca de 50 quilômetros de Ibitira.


 
(0) comentário(s)
18.Mar.2021 | 15:21
 
Governador da Bahia admite colapso na Saúde: até 72 horas na fila por leito
 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), em foto compartilhada nas redes sociais.
 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse hoje que o sistema de saúde do estado entrou em colapso devido ao número crescente de pacientes com covid-19 à procura de vagas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). "É um colapso. Todas as vezes que você tem um número de pacientes grande na fila, esperando... Na medida que você não consegue regular um paciente que precise de UTI em menos de 24 horas, isso já é um sinal de colapso do sistema. A gente leva 42 horas, 72 horas para colocar na UTI quem está precisando, o sistema está em colapso", afirmou ele, em entrevista à TV Bahia, afiliada da Globo. O governo da Bahia anunciou ontem a abertura de 102 novos leitos —sendo 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)— para tratar pacientes com covid-19 e, assim, tentar reduzir a pressão sobre o sistema público de saúde. Desse total, 46 leitos foram abertos na capital Salvador e 50 distribuídos entre os municípios de Feira de Santana, Caetité, Guanambi e Alagoinhas.


 
(0) comentário(s)
publicidade
15.Mar.2021 | 16:48
 
UPA-24h de Livramento atinge 100% de ocupação em leitos SUS para Covid-19
 

Foto: Reprodução.
 

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora informou que os leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na UPA-24h chegaram a 100% de ocupação nesta segunda-feira (15). Segundo a administração municipal, todos os leitos clínicos do SUS (município não conta com nenhum leito de UTI) estão sendo utilizados na cidade. No comunicado divulgado nas redes sociais, a prefeitura não informou o quantitativo de leitos. Consta nos dados 92 pacientes em tratamento residentes, mas não consta quantos estão internados na UPA. Foram 4 óbitos somente neste final de semana em Livramento. A prefeitura deixou claro que o município está à beira do colápso do sistema de saúde e pediu aumento das medidas protetivas por parte da população.


 
(0) comentário(s)
14.Mar.2021 | 18:48
 
Brumado: 15 pessoas são detidas após bares da zona rural e sede desrespeitarem decreto e abrir neste domingo
 

Foto: L12 Sudoeste.
 

Do L12 Sudoeste

Um dono de bar localizado na comunidade de Riachão, próximo da Lagoa Funda, em Brumado, fugiu após a chegada das guarnições da 34ª CIPM. Cerca de 15 pessoas ficaram no local consumindo bebidas alcocólicas e foram detidas pelas guarnições na noite deste domingo (14), por volta das 18h e foram conduzidas à Delegacia da cidade.

O bar foi denunciado por populares em plena atividade, repleto de pessoas, desobedecendo decreto Estadual. Outros bares e restaurantes em Brumado também foram denunciados pela população neste domingo, desrespeitando às medidas restritivas contra a Covid-19, propostas pelas autoridades municipais e estaduais, isso sem contar com churrascos privados regados à muita cerveja. 

As localidades onde estariam havendo ocorrências de bares em atividade foram: Lagoa Funda, Riachão, Campo Seco, Furados dos Veados, Umburanas, Apertado do Morro, Malhada Branca, Rua Ceará e Bairro Dr. Jurací.

O drecreto estadual determina que à partir das 17h de sexta-feira até as 5h da segunda-feira, ficam suspensas todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia. Enqunato isso a a cidade vive a pior crise na área da saúde de sua história em razão da pandemia, pelo menos 83 pessoas já morream de Coronavírus, e a cidade já não tem mais ocupações disponíveis nos leitos da UTI. 

A polícia militar vem realizando o trabalho de fiscalização e os donos de bares flagrados estão sendo conduzidos por desobediência para a Delegacia. 

Caso a postura de desobediência por parte da população e donos de bares não ser revertida, a tendência é a ampliação dessa grande tragédia. Durante o trabalho as guarnições apreenderam bebidas alcoólicas e até uma espingarda. Todo o material e as pessoas detidas foram apresentados e responderão judicialmente por desobediência, dentre outros crimes contra a saúde pública.

 

Foto: L12 Sudoeste.
 

 
(0) comentário(s)
publicidade
14.Mar.2021 | 04:28
 
Homem é morto esfaqueado em Livramento de Nossa Senhora
 

Foto: Reprodução.
 

Um homem de 31 anos foi morto a golpes de faca num local conhecido como Baixa da Égua, no Bairro Recreio em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Conforme infomações obtidas pela redação do L12 Sudoeste, a vítima foi identificada por Marcos Lima Almeida, que morava na comunidade de Várzea Funda, em Dom Basílio. Informações deram conta de que uma equipe de Socorro foi acionada para atender uma vítima de arma branca no local, o qual estaria em um veículo Gol de cor vermelha. A polícia militar foi acionada para iniciar diligências na tentativa de preservar o local do crime até a chegada do DPT de Brumado. Ainda não se sabe a motivação do crime, nem foi divulgado quem seria o autor do possível homicídio. Segundo nota da PM, o suspeito é um menor de idade, que fugiu do local.


 
(0) comentário(s)
publicidade
13.Mar.2021 | 09:40
 
Como consumir Ovo de Páscoa sem fugir da dieta
 

Foto: Reprodução.
 

Falar de Páscoa e não lembrar dos saborosos ovos de chocolate é quase impossível! Mas é preciso ficar em alerta! Pois o consumo excessivo de chocolate pode estragar os planos de quem está brigando com a balança para manter o peso. A nutricionista Lilia Monteiro explica que, além da grande quantidade de gordura presente em alguns tipos de chocolate, o grande vilão da dieta é o excesso de açúcar contido nesses produtos. Ela diz que o melhor tipo de chocolate é o amargo, que tem maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. “Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios para a saúde, como a diminuição do risco de doenças cardiovasculares”, complementa. Lília afirma que os chocolates possuem uma substância chamada flavonoide, que promove o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e é encontrada em quantidade maior naqueles com índice de cacau acima de 60%. Outro benefício do chocolate, segundo a nutricionista, é fornecer a sensação de bem estar, pois ajuda na liberação do hormônio serotonina. Por isso, a recomendação da especialista é evitar o consumo dos chocolates brancos e ao leite, porque têm maior quantidade de gordura. Mas, se esse for o seu preferido, a dica é consumir em pouca quantidade. O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse 25 gramas, o que equivale a uma barra pequena ou dois bombons. Para quem não quer perder a forma, a Lilia Monteiro destaca que o ideal é ingerir o chocolate depois das refeições que incluam salada, porque a fibra dos legumes diminui a absorção do açúcar e da gordura. Outra dica é fracionar o ovo de Páscoa e consumir ao longo dos dias. Para quem ignorou as orientações e se excedeu no consumo de chocolate, a dica da nutricionista é compensar após o feriado, bebendo muita água, ingerindo frutas e legumes e evitando doces e frituras. Os sucos detox e a intensificação dos exercícios físicos também devem fazer parte da rotina de quem quer perder o peso adquirido durante o período.


 
(0) comentário(s)
13.Mar.2021 | 09:28
 
Rui Costa confirma compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V
 

Foto: Reprodução.
 

Está confirmado. Um contrato foi fechado na tarde desta sexta-feira (12) entre o Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo e sacramentou a compra da vacina Sputnik V para o estado. Segundo o governador Rui Costa, foram compradas 9,7 milhões de doses. O governador deu esta notícia durante reunião com prefeitos da capital e Região Metropolitana de Salvador.  O primeiro lote chegará em abril e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana.


 
(0) comentário(s)
publicidade
12.Mar.2021 | 16:29
 
Prefeito de Vitória da Conquista tem piora em seu estado de saúde e volta a ser entubado no Siro Libanês
 

Foto: Reprodução Instagram.
 

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, teve uma piora no estado de saúde e precisou ser intubado, nesta sexta-feira, 12, na Unidade de Terapia Intensiva do Sírio Libanês, em São Paulo, hospital onde ele está desde dezembro, após contrair o coronavírus. O Gestor foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde segue internado na UTI.

A assessoria pessal do prefeito publicou uma nota no instagram falando a respeito da situação:

"Como é do conhecimento de todos, o prefeito Herzem Gusmão precisou ser transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês no último sábado (06). Ele estava com um quadro clínico estável, mas nas últimas 12 horas apresentou evolução desfavorável com necessidade de intubação que ocorreu às 11h desta sexta-feira (12). Os filhos seguem em viagem a São Paulo na tarde desta sexta-feira para acompanhar o tratamento do pai que, no momento, está na companhia da primeira dama Luci Freire Gusmão. A família agradece as orações de todos e pede que a população continue intercedendo pela recuperação do prefeito".

 


 
(0) comentário(s)
publicidade
11.Mar.2021 | 11:53
 
Brumado: Morre vítima de Covid-19 ex-vereador 'Elias Piau'
 

Foto: Luciano Santos / 97NEWS.
 

Veio a óbito na manhã desta quinta-feira (11) o ex-vereador de Brumado, Elias Pereira Gonçalves, Elias Piau. Segundo informações do site local 97 News, o ex-vereador faleceu no Hospital São Vicente em Vitória da Conquista.Sgundo o Site, ele possivelmente contraiu o vírus durante a inauguração de seu bar no bairro das Flores no mês de fevereiro deste ano. Assim que sentiu os primeiros sintomas, Elias foi internado na UPA Covid de Brumado, no entanto, com o agravamento do seu quadro clínico, ele foi transferido para a unidade hospitalar de Vitória da Conquista onde ficou por cerca de 15 dias. O ex-vereador chegou receber alta médica, mas voltou ser internado devido a complicações causadas pela doença. Na manhã de hoje, Piau veio a óbito. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentam a morte do ex-vereador que exerceu o cargo entre 2016 e 2020. Elias também era amante do futebol, tanto que mantinha um Campeonato no bairro Baraúnas. Fonte: (97 News).

 


 
(0) comentário(s)
publicidade
11.Mar.2021 | 11:49
 
Brasil registra novo recorde diário de mortes por covid: 2.286
 

RAPHAEL ALVES/EFE - 01.03.2021.
 

O Brasil registrou, nesta quarta-feira (10), um novo recorde do número diário de mortes por covid: 2.286, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o país ultrapassa 2 mil óbitos causados pela doença em apenas um dia. O número de novos casos diagnosticados foi de 79.876. O último recorde havia sido registrado ontem, quando o país contou 1.972 mortes. Com o balanço de hoje, o Brasil chega à marca de 270.656 óbitos e um total de 11.202.305 pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com maior número de mortes. A média móvel de mortes diárias também registrou um novo recorde ao atingir 1.626 nesta quarta-feira. A média móvel de novos casos diários chegou em 69.096. Ontem, a média de mortes era de 1.573 e de novos casos, 67.929.


 
(1) comentário(s)
publicidade
09.Mar.2021 | 21:35
 
Confira as ofertas da semana na Central das Carnes
 


 
(0) comentário(s)
09.Mar.2021 | 19:39
 
Brasil tem 1.972 mortes por Covid-19 em 24h, novo recorde diário na pandemia
 

Foto: Reprodução.
 

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (9) um total de 1.972 novas mortes por Covid-19 registradas nas últimas 24 horas. É o novo recorde de óbitos confirmados em um único dia no Brasil ao longo da pandemia. Ao todo, o Brasil acumula 268.370 vítimas fatais da doença do novo coronavírus. Foram confirmados 70.764 novos casos, em um total de 11.122.429 diagnósticos positivos para a Covid-19. Com a atualização desta terça, o país registra média móvel de mortes diárias recorde pelo 14º dia consecutivo. Segundo o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), esse índice hoje é de 1.573 mortes, em média, por dia.


 
(0) comentário(s)
publicidade
09.Mar.2021 | 19:24
 
Brumado tem mais 5 mortes por Covid-19
 

Foto: L12 Sudoeste.
 

A Secretaria de Saúde de Brumado confirmou mais cinco mortes por Covid-19 nesta terça-feira (09) e agora soma 72 óbitos pela doença desde o início da pandemia. O município já registrou 5.576 casos. Aind, segundo a secretaria, 144 144 pessoas aguardam resultado laboratorial e 8.096 foram descartados. As notificações suspeitas acolhem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia na cidade. O coordenador técnico do Centro de Tratamento da Covid-19 em Brumado chegou a divulgar um vídeo mais cedo, o qual alertou: "Venho até vocês neste momento para explicar a atual situação da saúde em relação a Covid. Estamos vivendo a beira do caos, em breve, irá faltar respirador, oxigênio e todos os insumos necessários para que a gente possa amenizar o sofrimento daqueles que necessitam".

 

 


 
(0) comentário(s)
publicidade
08.Mar.2021 | 12:43
 
Livramento: Polícia Militar divulga balanço da operação Toque de Recolher
 

Foto: Reprodução.
 

A Polícia Militar (PM) realizou, entre os dias 06 e 07 de março, a operação em acatamento ao Decreto nº 20.260, de 02/03/202, que ocorreu em diversas cidades do estado, tendo em vista o isolamento social ampliado em determinados municípios. A cidade de Livramento de Nossa Senhora registrou ocorrências em que pessoas descumpriram as recomendações sendo autuadas por perigo a vida ou à saúde de outrem e desacato. Dentre as ações realizadas na operação estão: abordagens a pessoas, blitz,  abordagem a veículos, a fim de controle e cumprimento do decreto. 

 

Confira nota divulgada pela 46ª CIPM:

 

Logo na manhã de sábado, os policiais receberam denúncias sobre restaurantes, bares e congêneres que mantinham as suas portas abertas, sendo que o Parágrafo 3º, do art. 2° do referido Decreto determina que os citados estabelecimentos só poderão operar de portas fechadas na modalidade entrega por delivery. Na noite de sábado (06), além desses descumprimentos, a 46ª CIPM fez valer a restrição de locomoção noturna, principalmente no bairro Estocada,  Taquari, Centro, Benito Gama, Passa Quatro, Patos e Barrinha, onde pessoas insistiam em transitar ou permanecer fora de casa. E no bairro Benito Gama ocorreu uma condução à Delegacia de um homem, o qual promovia perturbação do sossego público, aglomeração de pessoas vizinhas e amigas, que consumiam bebida alcoólica no interior de sua residência, e na mesma localidade, minutos depois, a guarnição também conduziu à Delegacia duas mulheres por desacato. Em Érico Cardoso, a guarnição de Radiopatrulha acompanhou a equipe de vigilância sanitária para atendimento de denúncias de jogos de futebol e festas à noite, durante os sábados, na localidade de Brejo e Rio da Caixa. A antecipação da PM e da equipe sanitária no local, na manhã de sábado promoveu aos denunciados a oportunidade de assinarem um Termo de Risco de Descumprimento do Decreto, o qual foi cumprido, pois não ocorreu nenhum registro de eventos à noite nessas localidades. Ainda em Érico Cardoso, na manhã de domingo (07), o condutor e ajudante de um caminhão, carroceria tipo baú foram abordados pelos policiais militares, pois se encontravam no Povoado de Vila Nova, comercializando artigos de confecções, o que fere o Decreto Municipal n° 097/2021, em seu art. 8º, Parágrafo 2º. Os indivíduos foram conduzidos à equipe de vigilância epidemiológica para fins de aferição de temperatura e retorno aos seus locais de origem. Já no município de Jussiape ocorreu um princípio de aglomeração de jovens e adolescentes, na Ponte do Rio das Contas, no final da tarde de sábado. Os policiais militares orientaram e recomendaram os jovens a deixar o local. Ainda na tarde de sábado, em Livramento, os motociclistas do PETO conduziram à Delegacia, 02 indivíduos por tráfico de drogas, na área de manancial do Poço Preto. Na tarde de domingo, as guarnições do PETO e RP da 46 seguiram a diversas localidades da zona rural para constatar denúncias de bares abertos e com comercialização de bebidas e perturbação do sossego público em Itanagé, Varzinha, Monteiro, Monte Oliveira, Tabuleiro e Barrinha. Em nenhuma das localidades houve registros dos descumprimentos. Em Itanagé, um bar se encontrava aberto, sem clientes em seu interior, e a PM orientou a atender somente delivery de portas fechadas, o que foi prontamente atendido pelo proprietário. Os municípios de Rio de Contas, Rio do Pires, Caturama, Botuporã, Dom Basílio e Paramirim não registraram nenhuma ocorrência, inclusive nenhuma referente ao descumprimento dos Decretos Estaduais e Municipais em vigor. 

 


 
(1) comentário(s)
publicidade
 


 
comentários
 
Rio de Contas: Em entrevista, Delegado afirma que investiga matança de cachorros e promete um resposta à população
José Sinval
Boa noite. É totalmente abominável quando em pleno século XXI, escutamos que seres humanos ainda...
 
Morre Beto Aliba morador livramentense bastante popular na cidade
Sandra Teixeira
Meus sentimentos a todos os familiares!
 
Wilson Witzel sofre impeachment e perde direitos por cinco anos
Valdevino Fulgencio
Pois é, e os deuses do STF mandam abrir CPI pra investigar o governo Federal.
 
Brumado: Ossada humana encontrada ontem deverá seguir para Salvador para tentativa de identificação
Familia
Minha tia MARIA JOAQUINA MARQUES está desaparecida há quase 1 ano nessa região. Até hoje não temos qualquer...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2021. Todos os direitos reservados.
 sai@l12.com.br