publicidade
publicidade
 
 
 
 
publicidade
 
 
l12 imagens
 
 
publicidade
06.Nov.2013 | 09:30
 
Índices de acidentes e assaltos caem em Livramento, mas conscientização ainda é principal desafio
 

 

O resultado do empenho da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar em ações educativas e de fiscalização de trânsito começa a reduzir os índices de acidentes, com vítimas fatais ou com lesões graves, no perímetro urbano e área rural do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. 
 

De acordo com dados da Seção de Planejamento Operacional da Unidade, acidentes envolvendo motocicletas com vítimas fatais no município caíram 100% referente aos últimos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. No ano anterior, foram registrados alguns acidentes de motocicletas e um saldo de 2 (duas) mortes, incluindo várias vítimas lesionados, somente em setembro e outubro.  Entre as vítimas fatais estão, o policial militar Evandro Ribeiro Oliveira Filho (Evandro Filho), que morreu na noite do dia (29/09), no bairro Estocada, e Wilma Ribeiro da Silva, que teve a cabeça esmaga por carro-pipa, após acidente motociclístico no dia (06/10). Neste ano, o índice de acidentes com vítimas  fatais caiu para zero, sendo que as demais ocorrências, incluindo acidentes sem vítimas, além de ocorrências de assaltos a mão armada e pequenos furtos, principalmente a estabelecimentos comerciais, reduziram surpreendentemente, não se têm mais notícias, praticamente.

Segundo informações obtidas pelo L12 Notícias, junto ao Detran-BA , o município de Livramento de Nossa Senhora tem 1 veículo para cada 3,3 habitantes, número bastante significativo se comparado a média nacional, que é de um veículo para cada seis habitantes, praticamente o dobro. São 4.961 veículos com quatro rodas ou superior (Automóveis, camioneta, ônibus, caminhões, etc.) e 7.660 veículos de duas rodas (motocicletas). No total são 12.621 (doze mil seiscentos e vinte um) veículos circulando no município.  
 
 

Apesar de possuir uma frota de veículos bem superior a média nacional e de ainda não contar com um sistema de trânsito urbano mais evoluído, aos poucos, a população vem se conscientizando da importância do trabalho que a polícia militar vem realizando no município, baseando no rigor da fiscalização e pautada nos termos da legalidade. Outra forma de observação positiva em relação à queda no número de acidentes de trânsito é que, consequentemente, leva a diminuição dos gastos em saúde, visto que o quadro de atendimentos realizado pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) cai e, como um efeito dominó, cai também o número de atendimentos nos hospitais, desocupação de leitos, entre outros serviços. Assim, o governo pode reverter esses valores em investimentos. Outra ideia interessante é o município assumir a responsabilidade de planejamento,  projeto,  operação e a fiscalização das vias municipais, ou seja, a “municipalização do trânsito” Com isso o município passará a arrecadar, e o dinheiro arrecadado com multas deve ser usado para instalar semáforos, melhorar a sinalização e promover a educação no trânsito.
 

Além do trabalho já realizado pela polícia, e a recomendada inserção do município no planejamento, operacionalização e fiscalização do trânsito (Municipalização), é necessário que a própria população também se conscientize sobre os efeitos negativos dos acidentes e contribua para a “paz no trânsito”. É possível diminuir os acidentes não se consumindo bebidas alcoólicas antes de conduzir veículos, mantendo a velocidade permitida em cada via, respeitando transeuntes, placas de sinalização e até mesmo realizando vistorias regulares nos veículos. A conscientização coletiva é o primeiro passo para a redução de acidentes e outras anomalias no trânsito.
 

Do L12 Notícias
Contato: sai@l12.com.br

 


 
Tag(s): 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, Acidentes, Bahia, Índices, Lesões, Livramento de Nossa Senhora, Planejamento Operacional, Samu, Seção, Trânsito, Vítimas
 
(2) comentário(s)
publicidade
 
comentários
 
 
Arlly M. Santos escreveu: DEUS abençoa q com todos habilitados não haja mas acidentes.
06.Nov.2013
 
Ana Rocha escreveu: Beleza.....queremos nossa cidade tranquila..adorei a noticia.
06.Nov.2013
 
 
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
 Código:
 
 
06.Mai.2021 - Rio de Contas: Em entrevista, Delegado afirma que investiga matança de cachorros e promete um resposta à população
05.Mai.2021 - Governo antecipa 13º dos aposentados em duas parcelas; veja o calendário de pagamentos
04.Mai.2021 - Presidente da Câmara de Brumado José Carlos de Jonas morre por complicações da Covid-19
04.Mai.2021 - Paulo Gustavo sofre embolia, após acordar e interagir com o marido
03.Mai.2021 - Homem encontrado morto próximo ao lixao de Barra do Choça era de Livramento
03.Mai.2021 - Ibitira: Motociclista morre após batida com carro na BR-030
02.Mai.2021 - Jussiape: Dois homens são detidos por posse de drogas, um deles por embriaguez ao volante
02.Mai.2021 - Paramirim: PM encerra festa com aglomeração, e 64 pessoas são detidas
02.Mai.2021 - Morre Beto Aliba morador livramentense bastante popular na cidade
01.Mai.2021 - Jussiape: Grupo de baderneiros desfazem aglomeração após polícia militar ser acionada
 
comentários
 
Morre Beto Aliba morador livramentense bastante popular na cidade
Sandra Teixeira
Meus sentimentos a todos os familiares!
 
Wilson Witzel sofre impeachment e perde direitos por cinco anos
Valdevino Fulgencio
Pois é, e os deuses do STF mandam abrir CPI pra investigar o governo Federal.
 
Brumado: Ossada humana encontrada ontem deverá seguir para Salvador para tentativa de identificação
Familia
Minha tia MARIA JOAQUINA MARQUES está desaparecida há quase 1 ano nessa região. Até hoje não temos qualquer...
 
Áudio acusa prefeito de Livramento de ser dono de máquinas que prestam serviço na prefeitura; denúncia chegará ao MP
Lauz Caetano
Se investigar mesmo, se houver lei e houver Ministério Público para apurar se isso realmente procede,...
 
 
 
publicidade
 
 
arquivos
 
 
 
 
L12 Notícias © 2010-2021. Todos os direitos reservados.
 sai@l12.com.br