L12 Notícias
Menu Principal

Siga-nos nas redes:

Jerônimo Rodrigues comenta convite a José Ronaldo e cenário político em Feira de Santana

08/01/2026 14:28
586 visualizações
Foto do Autor
Por Redação
Jerônimo Rodrigues comenta convite a José Ronaldo e cenário político em Feira de Santana
O governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo, em momento de descontração durante agenda oficial.

Em declaração recente, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ter convidado o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), para integrar sua base aliada. O movimento sinaliza a dinâmica das forças políticas para os próximos anos no estado.

O cenário político da Bahia ganhou um novo capítulo com a revelação feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre as articulações em torno de Feira de Santana. Segundo o chefe do Executivo estadual, houve um convite formal para que José Ronaldo (União Brasil), principal nome da oposição na cidade, passasse a compor o grupo governista.

Histórico de Diálogo

De acordo com Jerônimo, o esforço para atrair Ronaldo não é recente e teria ocorrido ainda no contexto da eleição anterior. A declaração reforça a importância estratégica de Feira de Santana, o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, onde o PT e o União Brasil travam disputas históricas.

"Eu convidei o Zé Ronaldo para o nosso grupo desde a outra eleição", afirmou o governador, ressaltando que mantém uma postura de diálogo com lideranças locais, independentemente das siglas partidárias.

Relação Institucional e Cenário Eleitoral

José Ronaldo, que está no exercício do mandato como prefeito, tem mantido uma postura voltada à gestão de Feira de Santana. A interação entre o Palácio de Ondina e a prefeitura feirense é acompanhada de perto, já que grandes obras de infraestrutura e investimentos em saúde no município dependem da colaboração entre Estado e Município.

Especialistas avaliam que a declaração de Jerônimo busca estreitar laços e sinalizar que o governo estadual prioriza a governabilidade e as parcerias administrativas. Para o governo, a proximidade com o gestor da "Princesa do Sertão" facilita a execução de políticas públicas em uma região de influência direta sobre dezenas de outros municípios.

Impactos na Oposição

Até o momento, a cúpula do União Brasil na Bahia mantém a posição de independência e oposição ao governo estadual. José Ronaldo é um dos principais aliados de ACM Neto no estado, e sua permanência ou movimentação no tabuleiro político é acompanhada de perto por ambas as coalizões.

A declaração de Jerônimo Rodrigues coloca em evidência a constante movimentação dos bastidores e como as alianças podem ser rediscutidas com foco nos desafios administrativos das cidades e nas próximas janelas eleitorais.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário